O Natal está chegando e, por que não incentivar e alimentar o hábito da leitura, presenteando amigos e familiares com obras de autores e ilustradores nacionais e internacionais premiados? Assim são os lançamentos da Editora DSOP deste ano, de autores como Luiz Ruffato, Nara Vidal, Mirna Queiroz, Ferréz, Rodrigo Ciríaco, Reinaldo Domingos, dentre outros.

Um deles é o livro A história verdadeira do sapo Luiz, escrita por Ruffato, com ilustrações de Ionit Zilberman, lançada na Bienal de São Paulo, marca sua estreia no universo das crianças e jovens, misturando diversos elementos característicos de contos de fadas, como um rei justo, sábio e generoso, irmãs invejosas e uma maldição que se contrapõem à bondade e à beleza da donzela. Na versão de Ruffato, a protagonista, princesa Juliana, é inteligente, sabe o que quer, e não aceita nenhum dos pretendentes cheios de títulos e qualidades que seu pai lhe apresenta. Ela espera pelo amor, que acaba encontrando no sapo Luiz.

O livro A menina e os relógios trabalha três instâncias de tempo – o tempo social, ditado pelo compasso do relógio, o tempo do indivíduo e o tempo das relações, mostrando a convergência de todos eles na rotina cíclica da vida doméstica repleta de compromissos. Na história, o tempo social é demarcado pelos afazeres do dia-a-dia, e, para cumpri-los, a mãe impõe o seu ritmo sobre o ritmo da menina, momento em que se explicita o descompasso entre o tempo do indivíduo e o das relações.

A Mirna Queiroz organizou a coleção Sonho Verde, composta por cinco títulos assinados por autores e ilustradores reconhecidos no Brasil e no exterior, muitos dos quais premiados pela crítica – Rascunho de família, escrito por João Anzanello Carrascoza e ilustrado por Rogério Coelho; A sacola perdida, do romancista paulistano Ricardo Lísias com ilustrações de Rodrigo Yokota; Água de anil, da escritora carioca Nilma Lacerda e ilustrado por Kammal João; A longa estrada dos ossos, da catarinense Adriana Lunardi com ilustrações de Catarina Bessell; e Uma aventura animal, de Maria Valéria Rezende com ilustrações de Luyse Costa. Juntos, esses títulos constroem um diálogo intertextual com várias facetas que atendem um único objetivo: “promover, pelo viés literário, a conscientização para a necessidade de uma nova ética”.

Amanhecer Esmeralda, de Ferréz, tem muita proximidade com a realidade, já que é baseada na história de uma fã de Ferréz, e acompanha a história da vida nada fácil de Manhã, uma menina negra e pobre que vive na periferia de uma grande cidade. Essa realidade faz com que a menina esteja sempre de baixo astral, contudo, como em um conto de fadas moderno, sua realidade se transforma quando ela ganha um vestido esmeralda de um professor.

Um choque de realidade desde o primeiro parágrafo do primeiro conto. Sem pudores ou meias palavras, Te Pego Lá Fora, de Rodrigo Ciríaco, põe o leitor em contato com a vida dura das crianças e jovens das periferias, algo que quem está de fora muitas vezes prefere não enxergar. Transporta-o por meio da crueza das narrativas e da linguagem marcada pela oralidade cotidiana, a um universo escolar opressor e desencantado.

Como continuação da coleção O Menino do Dinheiro, o autor Reinaldo Domingos escreve O Menino do Dinheiro em Cordel – ilustrado por Luyse Costa –, que conta novas histórias do personagem principal, em formato de versos. O Menino do Dinheiro, depois de poupar e planejar a realização de mais um sonho, vai a Recife, de avião, visitar seu avô. E esse é o início de sua viagem, cheia de descobertass conhecendo a riqueza da literatura popular, a partir do encontro com dois repentistas.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.