Lotéricas do país todo já estão com filas cheias de apostadores esperançosos em faturar o prêmio da Mega-Sena da Virada deste ano, que é de R$ 240 milhões. Boa parte das pessoas vê nesse dinheiro a única chance de se livrar das dívidas e colocar as finanças em ordem. Mas será que esse pensamento está correto?

Não há mal algum em apostar de vez em quando e tentar a sorte de ganhar uma graninha extra – que, se bem utilizado, pode render bons frutos –; é até divertido e faz parte da brincadeira, no entanto, é preciso e entender que não se deve deixar o futuro da vida financeira depender da sorte.

E pior: não se pode, de forma alguma, deixar que essa prática chegue a se tornar um vício, pois, ao invés de ser algo que poderia ajudar, vai atrapalhar, e muito, podendo até ser o foco principal dos problemas financeiros de toda a família. Essa não é a única maneira de alcançar a independência financeira, mas pode ser a responsável por não alcançá-la.

É possível chegar a uma fase da vida em que se trabalha apenas por prazer e não mais por necessidade, mas, para isso, claro, é preciso muitos anos de trabalho, planejamento e educação financeira, só assim pode-se ter a garantia de uma aposentadoria tranquila e sustentável.

Em uma aposta da Mega-Sena da Virada, a chance de acertar todos os seis números é de uma em 50.063.860, segundo os dados oficiais da Caixa Econômica Federal. Por outro lado, apostando na educação financeira, para se tornar sustentável financeiramente depende só de você, da sua disposição, persistência e disciplina.

Há diversos livros, cursos e palestras sobre o assunto, que auxiliam as pessoas nesse sentido. Uma orientação é minha obra que já se tornou best-seller e se encontra na lista dos mais vendidos da revista Veja e do Publishnews, o Terapia Financeira (Editora DSOP).

Enfim, o problema não é apostar, mas não ter consciência desses atos e apostar o seu futuro nisso. Se quiser realmente ter chances de ter o dinheiro para sua segurança financeira o caminho é ter sonhos e buscar educar-se financeiramente.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.