O período de fim e início de ano e férias é sempre um pouco complicado quando se fala de orçamento financeiro, porque os gastos acabam sendo maiores. A rotina vai voltando ao normal, mas logo já chega o carnaval, trazendo mais despesas. Por isso, deve-se fazer um bom planejamento, evitando problemas.

Se não parar para fazer as contas, não terá como saber se poderá fazer uma viagem em família ou com os amigos ou se terá que fazer algo mais econômico, como curtir os blocos de rua. Sendo assim, o primeiro passo é fazer umdiagnóstico financeiro, ou seja, saber em que situação se encontra: endividado, equilibrado ou investidor.

Caso esteja com dívidas acumuladas, talvez seja melhor não adquirir mais uma agora. Pesquise e veja uma opção mais barata. Mesmo que seja uma festa na cidade mesmo, tem o custo da roupa, da entrada, das bebidas e comidas. É preciso tomar cuidado e tentar ao máximo economizar. Se não for cauteloso, há grandes chances de o que era para ser um momento de descontração e alegria, se tornar um longo período de preocupação.

Esse planejamento faz parte do processo de educação financeira, que ainda não é realidade para boa parte da população. Na vida, o que deve ser priorizado são os sonhos, os objetivos, por isso é preciso praticar o consumo consciente e não os gastos imediatistas e não programados.

Aos que se encontram em uma situação financeira equilibrada, o momento também é de cautela, até porque, os equilibrados não possuem dívidas, mas também não possuem reserva financeira, o que significa que qualquer passo maior que a perna pode transformá-los em endividados, chegando até a serem inadimplentes. Procure saber minuciosamente o seu orçamento e busque por opções de diversão que caibam no seu bolso, lembrando que há outras contas em paralelo.

Agora, se você já está preparado financeiramente para curtir o carnaval, desenvolvi algumas orientações práticas para auxiliar nesse momento:

– Dá para economizar em tudo, inclusive na fantasia. Talvez, dê para usar a mesma do ano passado ou pegar uma emprestada com um amigo. Para os mais prendados e criativos, ainda é possível fazer a sua própria, customizando alguma roupa;

– Cuidado com a bebida alcoólica! Exagerar nesse quesito não fará bem para a sua saúde física e nem para a financeira;

– Se for viajar, tente prever todas as despesas que terá durante e depois. Claro que outros gastos existirão, mas ter um valor em mente ajuda a não gastar muito mais do que o programado;

– Se a situação financeira estiver realmente complicada, não desanime. Faça algo mais simples este ano e já comece a se planejar agora mesmo para o próximo.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.