Todo ano se inicia com muitos gastos para qualquer pessoa e, para aqueles que são pais, mais ainda, uma vez que tem as despesas relacionadas à escola dos filhos. Uma delas que pode e deve ser bem planejada – até porque chega a causar certa dor de cabeça – é a compra do material escolar.

Como comprar bem e ainda economizar? O segredo é colocar em prática quesitos básicos da educação financeira. O primeiro passo é respeitar o dinheiro que se ganha, afinal de contas, você trabalhou muito para ganhá-lo. Tenha em mente uma previsão de quanto poderá gastar, para que, quando for comprar, não fuja muito do valor pretendido.

Outro ponto a ser entendido é que negociar o preço dos itens a serem comprados faz parte, não precisa ter vergonha, pois não estará fazendo nada de errado, ainda mais se for pagar à vista. Caso seja parcelado, é importante saber se o valor caberá no orçamento financeiro mensal.

Além disso, é muito importante que se faça uma boa pesquisa, em diversos locais, tanto físicos quanto virtuais, buscando sempre pelo melhor preço. Outros aspectos que devem ser levados em conta antes de sair às compras. Um deles é falar com outros pais e tentar fazer a compra em conjunto, buscando preços e condições ainda melhores.

É possível também dar uma boa analisada no material do ano que passou e ver o que pode ser reutilizado e reciclado, por exemplo. Para quem tem mais de um filho na mesma escola, os livros didáticos do mais velho podem ser passados ao mais novo.

Outra orientação que dou é quanto a levar as crianças junto para comprar o material. É claro que, se a criança não for educada financeiramente, pode dar bastante trabalho na hora da compra, mas é importante que os pais tenham essa consciência e transmita esse conhecimento aos pequenos, para que eles compreendam e não fiquem frustrados por não poderem ter o que queriam.

Esse momento deve ser prazeroso, até porque as crianças vão lidar diariamente com este material, que será ferramenta para os estudos, mas não pode ser sinônimo de gastança. Com educação financeira, é possível chegar a um meio termo, garantindo a satisfação dos pequenos estudantes e a boa saúde da vida financeira da família. Desejo a todos boas festas e um ótimo início de ano!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.