Já sabe o que vai fazer no Carnaval? Não? Então, cuidado, pois, quando não planejamos, é mais fácil acabarmos gastando mais do que poderíamos, e o que era para ser um período de diversão, poderá se transformar em preocupação. O primeiro aspecto que deve ser levado em conta é a condição financeira: endividado, equilibrado ou investidor.

Se for a primeira situação, é melhor esquecer viagens de última hora. Tudo o que não precisa agora são de mais gastos. É hora de ter cautela e saber exatamente da situação em que se encontra, para saber o que pode e o que não pode fazer. Há sempre uma alternativa para se divertir sem gastar muito, basta procurar e ser criativo. Para quem gosta muito de viajar, essa é uma ótima oportunidade para já começar a se programar para fazê-la no próximo ano.

Aos que estão equilibrados financeiramente, é preciso muita cautela, pois qualquer passo em falso, da noite para o dia, pode passar a ser um endividado. A pessoa equilibrada significa que não tem dívida, mas também não tem reserva financeira, ou seja, não tem dinheiro guardado. Para esses, desenvolvi algumas orientações práticas para curtir o Carnaval sem comprometer o orçamento financeiro:

– Caso vá passar o Carnaval a caráter, veja se não consegue usar a mesma fantasia da festa passada. Outra opção é pegar emprestado de um amigo ou familiar. É possível ainda fazer a sua própria, customizando alguma roupa. Alugar uma é caro e, na maioria das vezes, não compensa;

– Economize na bebida alcoólica, pois, além de não fazer bem para a sua saúde física, faz mal para o bolso;

– Vai viajar? Faça um diagnóstico das suas finanças e ponha no papel os gastos que terá antes, durante e depois da viagem. Isso ajuda a não comprometer o orçamento, evitando ser pego de surpresa;

– Antes de decidir o que fará, pesquise os melhores pacotes e condições de pagamento;

– Se perceber que a condição não está favorável, não dê o passo maior do que a perna. Avalie bem e veja de fazer algo mais leve este ano, um passeio na própria cidade, ver os blocos de rua e se divertir estando com pessoas que gosta, e deixe para fazer algo mais legal no próximo ano, programando-se desde agora.

Aos investidores, como possuem dinheiro guardado, significa que sabem o que é planejamento, por isso, suponho que já fizeram todos esses passos, se programaram, juntaram o valor necessário e irão curtir da melhor maneira possível. Desejo a todos um ótimo Carnaval com responsabilidade!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.