A falta de água anda assustando muita gente e com razão, pois a situação está realmente complicada. E mais uma vez podemos relacionar um assunto à educação financeira: mudar o comportamento em relação à utilização de um bem. A crise já está bem avançada, mas é possível – e muito necessário – começar agora mesmo a usá-la com consciência.

Sendo assim, nada melhor do que os princípios da educação financeira para entender a importância da água e aprender a utilizá-la da maneira mais adequada. Lembrando que esse, na verdade, é um alerta, para que algo concreto e duradouro seja feito e não seja somente uma atitude momentânea e paliativa, pois, caso contrário, nada vai efetivamente mudar.

Assim como o dinheiro, é preciso compreender que a água é um meio e não uma finalidade. Não queremos ter água apenas por ter, queremos ter água porque ela é importantíssima para a nossa sobrevivência; ela é um meio pelo qual podemos comer, tomar banho, nos hidratar, enfim, simplesmente essencial à vida. Sendo assim, o que fazer para tê-la sempre e usá-la com sustentabilidade?

O primeiro passo, sem dúvida nenhuma, é saber com o quê e quanto se está gastando, ou seja, fazer um diagnóstico. A partir daí, é possível traçar estratégias para diminuir o uso e/ou reaproveitar. O que mais vamos escutar é que não é possível, pois resistência ao novo sempre vai existir. Mas é exatamente esse tipo de hábito que deve ser mudado; devemos parar de enxergar empecilhos e agir.

O segundo passo então é descobrir maneiras de reutilizar a água – seja da forma mais simples, colocando em baldes a água que se esvai no banho ou em outras atividades para lavar quintais, por exemplo, ou pensando em maneiras um pouco mais sofisticadas, porém bem eficazes, como implantação de sistemas de reúso pela casa ou estabelecimento comercial.

Essas medidas, além de fazerem bem para a saúde do planeta, também são ótimas para a saúde financeira. Com educação financeira, consciência e sustentabilidade, é possível viver bem e passar por essa crise de maneira positiva, afinal de contas, é na dificuldade que se encontram oportunidades!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.