Muitos brasileiros vivem nesse dilema, se encontram numa situação de alto grau de endividamento e não sabem como solucionar o problema. Alguns tomam decisões por impulso, que é pegar mais empréstimo para sanar uma dívida e piora em outra área; e ainda tem aqueles que buscam ajuda de agiotas. Mas o que se deve fazer quando se encontra numa situação como essa?

O primeiro passo é respirar bem fundo, tentar se acalmar e, com a ajuda de um educador financeiro, começar a reestruturar sua vida financeira. O primeiro passo é a busca deste profissional, que saberá te orientar não somente em questões pontuais, mas na mudança de comportamento. Ele fará, primeiramente, um diagnóstico financeiro seu e de sua família. Caso você seja funcionário, com carteira assinada, ele te orientará a fazer o Apontamento de Despesas durante um mês; caso seja profissional liberal, deverá fazer por três meses.

Mas afinal o que é este Apontamento de Despesas? O Apontamento de despesas vai auxiliar você no controle de suas finanças e você saberá para onde está indo seu dinheiro, centavo por centavo. Após esse período de anotações, você descobrirá seu “eu financeiro” e verificará se está vivendo dentro do padrão de vida adequado.

O segundo passo será o de definir, no mínimo, três sonhos e um deles, com certeza, será o de sair do endividamento. O sonho de curto prazo deverá ocorrer em até um ano, o de médio prazo, de uma dez anos, e o de longo prazo, acima de dez anos. Para cada um será definido um valor mensal a ser poupado, por exemplo: se está endividado em R$ 2.000,00, poderá poupar R$ 200,00 mensais e, em 10 meses, realizará o sonho de quitar suas dívidas.

Com os sonhos definidos, o educador financeiro te ajudará na composição do seu orçamento, no qual seus sonhos devem estar em primeiro lugar, antes mesmo que as despesas, e lhe auxiliará no alcance dos seus objetivos. Fazendo o dever de casa, as dívidas serão pagas e os sonhos de curto e médio prazo começarão a se realizar.

O último passo será poupar e investir para que você tenha rentabilidades nos valores guardados para cada sonho e, com isso, almejará seu sucesso financeiro. Vale ressaltar que o Apontamento de Despesas deverá ser feito anualmente para verificar como estão suas finanças e controles.

Por isso, jamais se desespere em momentos de dívidas e saiba que a razão deverá superar a emoção. Saiba que agir sem cautela somente irá piorar a sua situação. Mantenha a cabeça erguida, dívida é algo normal, e o mais importante é fazer um planejamento para pagá-las, não comprometendo sua saúde financeira. Saiba que para tudo tem uma saída, basta buscar um profissional sério e competente para auxiliá-lo. Faça você a sua parte que tudo ficará no controle.

Sucesso!