Agora em junho, a Receita Federal liberou o pagamento do 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2015 e também dos lotes residuais de anos anteriores. Quem declarou e teve valor a ser restituído, muitas vezes, vai utilizar esse dinheiro extra para pagar conta. Você se enquadra nessa situação?

Já parou para pensar que, durante toda a sua vida financeira, recebeu várias rendas extras? Foram pequenos valores ou até valores relevantes, que não faziam parte da sua vida diária, mas que apareceu, geralmente, num momento que iria até ajudar o orçamento.

Aprenda a administrar o seu dinheiro! Clique aqui e inscreva-se no Curso DSOP de Educação Financeira!

Podemos citar alguns tipos de rendas consideradas extras como: 13º salário (novembro e dezembro); Participação nos Lucros e Resultados (PLR) ou Programa de Participação nos Resultados (PPR); restituição do imposto de renda; créditos de impostos como os da Nota Paulista e Nota Paulistana; aumentos salariais e/ou Bônus; outro trabalho além da atividade principal.

Há também as rendas passivas (renda que, independente de você trabalhar e se esforçar, irá receber), como venda de livros de própria autoria, rendimento das aplicações financeiras, dentre outros.

Já parou para analisar o que você fez com esses recursos? Ou o quanto você teria realizado de sonhos, objetivos e metas, se tivesse pensado e poupado cada valor adicional? Talvez, hoje, teria recursos suficientes para a sua tão sonhada independência financeira.

Proponho, então, que, a partir de hoje, você mude sua relação com esses recursos. Pare e pense: se não tivesse recebido cada um desses valores, você efetivamente teria que conviver sem eles. Sendo assim, vamos começar a praticar os seguintes passos:

– Analise, em primeiro lugar, sua situação financeira e determine metas de consumo, lembrando-se de gastar sempre menos do que ganha;

– Feito isso, determine seus sonhos, objetivos ou metas que queira alcançar num prazo de até um ano, dez anos e também algo além disso. Ao escolher cada um deles, tenha em mente quanto custam e quanto seria necessário poupar por mês para alcançá-los no prazo definido;

– Então, separe cada valor extra que aparecer em suas mãos ou conta corrente, defina para qual dos sonhos você pode destinar esse recurso, fazendo com que eles comecem a se concretizar de forma mais rápida. E o melhor, sem incorrer em juros, dívidas e dores de cabeça. Ou ainda você pode dividir proporcionalmente o valor recebido para cada um desses objetivos;

– Por último, poupe e invista esses valores de forma eficiente, para que visualize com o passar dos tempos à possibilidade concreta de realização de cada um de seus sonhos.

Lembre-se: renda extra, como o próprio nome diz, é um dinheiro a mais que você mereceu ganhar. Utilize adequadamente e faça com que ele te beneficie. Seja consciente em seus gastos, priorizando o que é realmente importante e necessário, evitando transtornos financeiros.

Tudo tem seu tempo certo de acontecer e, muitas vezes, querer antecipar situações pode não ser a melhor escolha. Viva cada dia, mas lembre-se do amanhã. E você, como vai utilizar sua restituição do imposto de renda esse ano? Dê o primeiro passo para a mudança de hábitos em sua vida, priorize seus sonhos.

Cintia Senna
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Especialista em Educação Financeira, Terapeuta e Educadora Financeira
• Mestranda em Educação Financeira pela Flórida Christian University (FCU) em Orlando/EUA em 2018;
• Pós-graduada pelo Centro Universitário Sul de Minas Unis em Educação e Coaching Financeiro em 2017;
• Formada em Terapia Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2017;
• Cursou módulo Internacional de Gestão de Negócios pela ISCAP em Porto/Portugal em 2015;
• Formada em Educação Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2015;
• Formada em Planejamento Financeiro Pessoal pelo Insper em 2014;
• Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu USJT em 2008;
• Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Educadores Financeiros – Abefin Gestão 2015-2020;
• Realizou Intercâmbio Internacional pela Quest Study em Toronto – Canadá – 2013;
• Autora do Canal de Youtube - Cíntia Senna;
• Com mais de 8 anos de experiência profissional em auditoria de instituições financeiras, participações em projetos de bancos de crédito, fundos de investimento, operadoras de leasing, administradoras de consórcio, fundos de pensão, corretoras, escritório de representação, financeiras e concessionárias de veículos;
• Além de 4 anos de experiência profissional na controladoria de empresa multinacional do setor de logística e gerenciamento de recursos financeiros.
Colabora com diversas mídias (tv, rádio, jornais e revistas impressas e eletrônicas) e desenvolve atividades tais como: Palestras, Cursos / Workshops / Aulas, Terapias Financeiras – Individual ou Casal, Artigos e Vídeos.
Desde 2013 atua na área de Educação Financeira com o objetivo de levar as pessoas à sustentabilidade financeira para realização de sonhos. Tem como missão contribuir com a alfabetização financeira no Brasil e no Mundo.