Diante da situação em que o país está atravessando, é importante a redução de gastos e também o conhecimento sobre Educação Financeira. Juntamente, vem a necessidade de rever o seu padrão de vida.

Educação Financeira é de suma importância para a vida das pessoas e vai muito além de aprender a lidar com finanças pessoais; possibilita a pessoa a realizar o consumo consciente e poupar para realizar seus sonhos, tendo uma vida saudável e equilibrada. Por meio desse conhecimento pode-se conquistar a independência financeira.

Independente da renda, a educação financeira deve estar presente. Um dos maiores benefícios que podemos identificar, principalmente num momento instável como o que passamos, é que as pessoas educadas financeiramente estão preparadas para aproveitar as oportunidades que surgem no dia a dia. Elas conseguem ter um desempenho maior e um bom desenvolvimento em vários setores: família, trabalho, saúde, emocional, espiritual, intelectual e físico.

A Metodologia DSOP trabalha a educação financeira por meio da mudança de hábitos e costumes, não focando no controle de planilhas e cálculos. Diante da dificuldade que as pessoas sentem em pensar em educação financeira, a Metodologia DSOP leva as pessoas a refletirem sobre sonhos, o que muitos nem sempre ousam a pensar, porque sentem que não podem realizá-los.

Fatores relevantes em pessoas educadas financeiramente é o fato de conseguirem escolher o melhor momento para tomada de decisões, pois aprendem a planejar a curto, médio e longo prazo.

Além disso, essas decisões são tomadas em reunião com toda a família, o que é muito importante no momento, para que juntos possam refletir sobre os sonhos individuais e coletivos. São pessoas que têm gastos conscientes e procuram sempre a melhor oportunidade para comprar ou investir.

O fato é que a vida é repleta de oportunidades e sempre são bem sucedidos aqueles que estão preparados para o momento em que ela chega. Nunca é tarde para se tornar educado financeiramente e ter mais realizações de vida. O importante é estar disposto a enfrentar desafios.

Lucia Helena Gomes de Araújo
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Educadora Financeira - DSOP Educação Financeira;
Pós-graduada em Controladoria e Finanças - (FCETM)- Faculdade de Ciências Econômica Triângulo Mineiro;
Graduada em Administração de Empresas - (FCETM)- Faculdade de Ciências Econômica Triângulo Mineiro.