Recentemente, fui bater um papo com os alunos do Colégio Clara Suiter, uma instituição adotante do Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas há quase dois anos. Na ocasião, falei sobre minha história de vida pessoal e profissional, o que só reforçou a minha missão: disseminar educação financeira no Brasil e no mundo por meio da Metodologia DSOP.

Cada vez que estou em contato com as crianças e jovens, vejo, na prática, como o conhecimento em educação financeira transforma a vida das pessoas, tornando-as mais conscientes em relação ao uso e à administração dos recursos financeiros hoje, para que formem uma sociedade mais sustentável no futuro. Por isso da importância de ensinar educação financeira nas escolas.

O ambiente escolar é mais propício ao aprendizado e atinge um maior número de pessoas de uma só vez: alunos, corpo docente, família e comunidade em geral. Um “contamina” o outro com conhecimentos que mudam hábitos e trazem mais realizações de vida.

Segundo a diretora do Colégio Clara Suiter, Ingrid Suiter Hodermann, o aprendizado tem acontecido de uma forma gradativa. “São inúmeros depoimentos das famílias e das crianças falando sobre a economia em casa”. E é assim que acontece, aos poucos, de pessoa para pessoa, “disseminando”, como funciona minha missão, de centenas de outroseducadores financeiros formados pela DSOP e de milhares de pessoas que tiveram contato com a Metodologia e puderam comprovar.

Nesse colégio, o sucesso foi tanto que, em poucos meses, o que era um programa apenas para as crianças da Infantil, se expandiu para os jovens do Ensino Fundamental I e II. Uma das professoras que aplica a Metodologia em sala de aula, Carla Sagrilo, disse que com a quantidade de realizações que seus alunos estão conseguindo, ela pode dizer que se sente muito feliz por participar do projeto.

E é isso que queremos proporcionar para um número cada vez maior de pessoas: realização de sonhos!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.