Amigos, familiares e pessoas próximas, muitas vezes, acabam solicitando algum dinheiro emprestado, ajuda para obter empréstimos, uso do cartão de crédito, cheque, dentre outras formas para aquisição de produtos e serviços. E é aí que podem começar alguns conflitos, perdas de amizades e inadimplências, com mais um nome na lista de devedores.

As pessoas, em sua maioria, quando recorrem ao uso de crédito de terceiros como forma de se manter, já estão com restrições; ou por já ter se endividado além da conta ou por alguma situação temporária para a qual não houve planejamento. Ou ainda pela própria renda, não tendo acesso a créditos maiores para o que deseja. Ou seja, teoricamente, não deveriam usar esses recursos. Essas pessoas estão com seus hábitos e comportamentos de consumo enraizados, não visualizando a necessidade de adequação do seu padrão de vida para a sua realidade.

Tenha uma nova postura em 2016! Participe do Curso DSOP de Educação Financeira e realize mais sonhos!

Nós, como amigos e familiares, gostamos de poder ajudar da melhor maneira possível, confiante de que a pessoa honrará com o prometido. Em certos casos, a devolutiva é realizada. Em outros, infelizmente, isto não ocorre.

Para que você não tenha esse tipo de problema, siga estas recomendações:

– Nunca empreste seu nome e créditos a terceiros;

– Ensine-os a administrar melhor seus recursos dentro da realidade existente;

– Peça para que a pessoa analise realmente a necessidade do que ela quer com a sua ajuda financeira;

– Ajude-os fazer um diagnóstico de sua vida, verificando o que é necessário e o que é supérfluo, identificando, assim, o perfil financeiro;

– Se for necessário, até empreste, mas, nesse caso, a depender do montante e se você estiver com uma condição boa, trate como uma doação, para que a amizade não se perca;

– Se puder, dê de presente um curso, um livro ou uma orientação com especialistas em Educação Financeira. Isso muito ajudará e a gratidão será enorme, muito maior do que qualquer montante que você possa emprestar;

– Siga o ditado popular que nos alerta a ensinar a pessoa a pescar em vez de dar o peixe. Ela muito crescerá e evoluirá e não será dependente de ninguém.

Enquanto não se tratar a causa da dor financeira, a situação vai se transformando num ciclo vicioso. Assim como a bola de neve dos cartões de crédito. Proteja sua prosperidade e ajude de forma consciente, eficiente e com responsabilidade. Todos têm chances de progredir e realizar milhares de sonhos.

Cintia Senna
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Especialista em Educação Financeira, Terapeuta e Educadora Financeira
• Mestranda em Educação Financeira pela Flórida Christian University (FCU) em Orlando/EUA em 2018;
• Pós-graduada pelo Centro Universitário Sul de Minas Unis em Educação e Coaching Financeiro em 2017;
• Formada em Terapia Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2017;
• Cursou módulo Internacional de Gestão de Negócios pela ISCAP em Porto/Portugal em 2015;
• Formada em Educação Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2015;
• Formada em Planejamento Financeiro Pessoal pelo Insper em 2014;
• Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu USJT em 2008;
• Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Educadores Financeiros – Abefin Gestão 2015-2020;
• Realizou Intercâmbio Internacional pela Quest Study em Toronto – Canadá – 2013;
• Autora do Canal de Youtube - Cíntia Senna;
• Com mais de 8 anos de experiência profissional em auditoria de instituições financeiras, participações em projetos de bancos de crédito, fundos de investimento, operadoras de leasing, administradoras de consórcio, fundos de pensão, corretoras, escritório de representação, financeiras e concessionárias de veículos;
• Além de 4 anos de experiência profissional na controladoria de empresa multinacional do setor de logística e gerenciamento de recursos financeiros.
Colabora com diversas mídias (tv, rádio, jornais e revistas impressas e eletrônicas) e desenvolve atividades tais como: Palestras, Cursos / Workshops / Aulas, Terapias Financeiras – Individual ou Casal, Artigos e Vídeos.
Desde 2013 atua na área de Educação Financeira com o objetivo de levar as pessoas à sustentabilidade financeira para realização de sonhos. Tem como missão contribuir com a alfabetização financeira no Brasil e no Mundo.