Educação financeira já é realidade em muitas escolas públicas e privadas, por meio do programa da DSOP. No entanto, um projeto em que somos parceiros da Vila Sésamo visa preparar alunos de 34 escolas públicas das periferias de grandes centros de São Paulo, Belo Horizonte e Recife para lidar com o dinheiro e o consumo.

A iniciativa “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias” tem levado a crianças entre 3 e 6 anos e seus familiares noções sobre empoderamento financeiro a fim de mudar o cenário de endividamento e inadimplência da população, por meio dos personagens da Vila Sésamo.

Em menos de seis meses de projeto, os primeiros resultados positivos já estão sendo apresentados, com as escolas realizando uma série de eventos até o meio de dezembro, nos quais os alunos apresentarão um pouco do que aprenderam.

Hoje, a realidade nos mostra que crianças e jovens estão cada vez mais expostos ao mundo do consumo, e sem nenhum preparo. Por isso, é imprescindível que esses jovens aprendam a lidar adequadamente com o dinheiro, realizando sonhos e combatendo vários problemas pelos quais atravessam – até mesmo a criminalidade.

Nascido por conta do atual contexto socioeconômico mundial, o projeto está sendo colocado em prática por meio de palestras, atividades, eventos e oficinas. Essa é uma iniciativa da MetLife, que, em parceria com a DSOP Educação Financeira, está levando educação financeira a crianças, educadores e famílias ao redor do mundo, por meio de escolas públicas formais e espaços de educação não formais.

O programa tem a intenção de promover uma mudança positiva de comportamento de longa duração, contribuindo para um projeto que já existe no país: a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.