Hoje é o Dia Mundial do Consumidor, surgido por conta do Dia Mundial dos Diretos do Consumidor, também comemorado nesse mesmo 15 de março. Embora muitas empresas organizem descontos e condições especiais de pagamento nessa data, ela não pode ser sinônimo de gastos; o objetivo é levar todos a uma reflexão e reavaliação de como está lidando com as finanças.

Sendo assim, convido vocês a fazerem o teste abaixo, para entenderem qual o seu perfil de consumidor e o nível deeducação financeira. Responda com sinceridade, pois, do contrário, estará apenas enganando a si próprio e postergando a oportunidade de melhor o comportamento para realizar cada vez mais objetivos de vida.

Vamos lá?

Teste de Educação Financeira: Perfil de Consumidor

1. Você possui controle de seus gastos e ganhos?
a) ( ) Registro todos os meus pequenos e grandes gastos e ganhos
b) ( ) Registro somente os grandes gastos e ganhos
c) ( ) Não registro meus gastos e ganhos

2. Você possui objetivos para gastar o dinheiro?
a) ( ) Sim, possuo sonhos de curto, médio e longo prazos e poupo de acordo com o prazo de cada um
b) ( ) Possuo sonhos e objetivos, mas não tenho prazo para realizá-los, nem direciono meus investimentos
c) ( ) Não tenho claramente meus objetos, normalmente, penso no hoje e gasto com o que tenho vontade

3. Você já realizou uma análise aprofundada de sua vida financeira?
a) ( ) Faço um diagnóstico uma vez por ano e registro o que ganho e o que gasto
b) ( ) Faço essa análise quando estou com o orçamento apertado
c) ( ) Não me preocupo com esta ação, tenho uma visão superficial de meus gastos e ganhos

4. Em relação ao consumo de roupas e acessórios:
a) ( ) Reflito sobre a real necessidade de comprar e também associo a compra, às reais condições de consumo e aproveito liquidações
b) ( ) Busco me conter, mas não resisto a uma liquidação
c) ( ) Costumo comprar por impulso as roupas que acredito serem necessárias e que estão na moda

5. Qual sua relação de consumo com produtos pessoais – cosméticos e higiene, por exemplo?
a) ( ) Defino bem os produtos que pretendo adquirir e pesquiso para comprar com a melhor relação custo/benefício
b) ( ) Tenho meus produtos preferidos e os reponho antes de acabar
c) ( ) Procuro ter a maior variedade de produtos possíveis e compro todos que acredito serem interessantes

6. Quando recebe seu salário e ganhos mensais, você:
a) ( ) Guarda de 10% a 20% dos ganhos mensais para a realização dos sonhos
b) ( ) Guarda 10% de meus ganhos, mas ainda não sei como utilizar essa reserva
c) ( ) Não guardo dinheiro porque não consigo pagar todas as minhas despesas do mês

7. Quando vai ao shopping, como você se comporta?
a) ( ) Vou ao shopping para passear e só compro o que está previsto em meu orçamento
b) ( ) Passeio no shopping e, quando gosto de algo, compro
c) ( ) Vou mais de três vezes por semana e sempre compro o que me agrada

8. Como você costuma pagar suas compras?
a) ( ) Pesquiso o preço à vista do produto, peço desconto ou parcelo sem juros, sempre observando a disponibilidade do meu orçamento
b) ( ) Costumo usar cheque pré-datado, crediário e parcelamento no cartão, mas somente quando compro mais do que deveria
c) ( ) Sempre opto pelo parcelamento, crediário e pelo cheque pré-datado por conta do orçamento apertado

9. Onde você investe o seu dinheiro?
a) ( ) Invisto o meu dinheiro no mercado financeiro, com perfil conservador
b) ( ) Invisto em imóveis para alugar e para aumentar meu patrimônio
c) ( ) Nunca sobra dinheiro para investir

10. Se você ficasse desempregado, por quanto tempo você conseguiria manter seu padrão de vida?
a) ( ) Por 20 ou 30 anos
b) ( ) Por até 10 anos
c) ( ) Por menos de 1 ano
Peso das respostas:
a) 10
b) 05
c) 00

Você poderia ser:

1)De 70 a 100 pontos
Econômico e poupador – Parabéns, você está no caminho certo! O hábito de poupar é o meio para se tornar uma pessoa sustentável financeiramente. É preciso proteger, poupar e guardar parte do dinheiro que passa por suas mãos, pois é por meio dele que você realizará seus sonhos e objetivos. Atrelar o dinheiro guardado a um sonho é o segredo para que ele se realize. Tenha sempre no mínimo três sonhos: de curto prazo (até um ano), o de médio prazo (de um a dez anos) e de longo prazo (acima de dez anos). Dinheiro guardado sem um sonho atrelado é vendaval, e as compras por impulso acabam acontecendo. Cuidado!

2)De 45 a 65 pontos
Equilibrado – Pode parecer que tudo está em plena ordem. O fato de não ter dívidas ou, se as tiver, de estarem controladas, não pode ser objeto de tranquilidade. Isso porque você não criou o hábito de guardar parte do dinheiro que ganha e, consequentemente, quase não consegue acumular reservas financeiras. Grande parte da população encontra-se nesta situação, que é de grande risco; é a conhecida “zona de conforto”.

É preciso retomar o comando de sua vida financeira e fazer imediatamente um diagnóstico com a ajuda da família, registrando por 30 dias tudo que gastar, até mesmo as pequenas despesas. Além disso, deve definir seus sonhos, para que se inicie esse processo, lembrando que, para cada sonho, é preciso saber o valor, quanto guardará por mês e em quanto tempo realizará. Invista em sua Educação Financeira, leia o livro Terapia Financeira (Editora DSOP).

3)De 00 a 40 pontos
Consumista – Sua situação é delicada, você pode estar inadimplente ou muito próximo disso. É preciso ter muita atenção e não desanimar, porque chegou o momento de levantar a cabeça e saber que sempre existe um caminho. Recomendo o caminho da educação financeira, por meio da Metodologia DSOP. É preciso assumir o controle financeiro de sua vida e fazer um diagnóstico financeiro, saber quanto ganha, com o que gasta, descrever e detalhar todos os credores e os valores das dívidas. Mas, atenção, não procure o credor para fazer acordo no primeiro momento; caso ele venha lhe procurar, diga que você está se organizando financeiramente e sabe que deve, mas pagará quando e como puder.

Portanto, tome atitudes, tenha disciplina e muita perseverança. Tudo começa com o primeiro degrau e, lembre-se, estar endividado ou inadimplente é uma questão de escolha. Recomendo a leitura de meu livro Livre-se das Dívidas(Editora DSOP), isso certamente irá ajudar.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.