Em 2015, tivemos aumentos rápidos e altos na nossa conta de energia elétrica, e isso fez com que muitas famílias tivessem que repensar e se reprogramar, para reduzir seu consumo e no final do mês o bolso não fosse tão afetado.

Para muitos, esse processo de mudança de pequenos hábitos e costumes não foi nada fácil, porém necessário e com resultados visíveis em seu consumo de energia. Como consequência, agora, começaremos a ter redução na cobrança das tarifas de energia elétrica, o que ajudará a diminuir ainda mais os gastos da família.

Essa diminuição será realizada de forma gradual e, com isso, acredito fortemente que cada um deve manter seus novos hábitos e, se possível, continuar se aprimorando para reduzir cada vez mais, para que possa colaborar com uma conta mais justa e com a sustentabilidade, além de ter a oportunidade de começar a ter o costume de destinar essa economia para objetivos e sonhos que a família possa ter.

Crie o hábito de economizar para poupar, para realizar sonhos e não simplesmente por que será forçado a pagar a mais por conta de aumentos tarifários. Uma vez aprendido isso na dor, continue no amor. E coloque como prática na família e principalmente com os filhos uma definição do que querem fazer e realizar com cada economia no lar, e assim estender essa tarefa para todos os gastos que se tenha.

A família se sentirá mais motivada e feliz, com visão clara do porque se economiza. Além de acrescentar valores deconsciência financeira, cidadania e sustentabilidade.

Então, pare hoje mesmo e repense o que fez para conseguir manter a conta de energia pagável. O que pode fazer com suas outras despesas, como supermercado, água, feira, açougue, combustível, que sua economia reverta em realização de sonhos? Energize seus sonhos!

Cintia Senna
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Especialista em Educação Financeira, Terapeuta e Educadora Financeira
• Mestranda em Educação Financeira pela Flórida Christian University (FCU) em Orlando/EUA em 2018;
• Pós-graduada pelo Centro Universitário Sul de Minas Unis em Educação e Coaching Financeiro em 2017;
• Formada em Terapia Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2017;
• Cursou módulo Internacional de Gestão de Negócios pela ISCAP em Porto/Portugal em 2015;
• Formada em Educação Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2015;
• Formada em Planejamento Financeiro Pessoal pelo Insper em 2014;
• Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu USJT em 2008;
• Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Educadores Financeiros – Abefin Gestão 2015-2020;
• Realizou Intercâmbio Internacional pela Quest Study em Toronto – Canadá – 2013;
• Autora do Canal de Youtube - Cíntia Senna;
• Com mais de 8 anos de experiência profissional em auditoria de instituições financeiras, participações em projetos de bancos de crédito, fundos de investimento, operadoras de leasing, administradoras de consórcio, fundos de pensão, corretoras, escritório de representação, financeiras e concessionárias de veículos;
• Além de 4 anos de experiência profissional na controladoria de empresa multinacional do setor de logística e gerenciamento de recursos financeiros.
Colabora com diversas mídias (tv, rádio, jornais e revistas impressas e eletrônicas) e desenvolve atividades tais como: Palestras, Cursos / Workshops / Aulas, Terapias Financeiras – Individual ou Casal, Artigos e Vídeos.
Desde 2013 atua na área de Educação Financeira com o objetivo de levar as pessoas à sustentabilidade financeira para realização de sonhos. Tem como missão contribuir com a alfabetização financeira no Brasil e no Mundo.