Estamos vivendo um momento em que escutamos várias vezes falarem sobre a tal crise, que está afetando seriamente a saúde financeira das pessoas. Então, com o objetivo de orientar por meio de uma metodologia comprovada, venho conversando e levando a educação financeira para o maior número de pessoas possível, possibilitando que elas economizem, guardem dinheiro e realizem um grande sonho, projeto ou objetivo de vida, mesmo em tempos difíceis.

Para muitos, existe uma fórmula mágica, mas não é bem assim. Poupar deve ser um hábito constante e regular para se atingir a tão sonhada independência financeira. Não adianta economizar em um mês e, no seguinte, resolver gastar tudo, se esquecendo do seu comprometimento com você mesmo, com os seus sonhos. A disciplina é muito importante para ter foco e seguir em frente.

Algumas pessoas têm mais facilidade, para outras, é um pouco mais difícil, pois o fator comportamento interfere muito neste processo. Sendo assim, veja algumas orientações práticas que ajudarão você a mudar seu comportamento financeiro de uma vez por todas.

Orientações preciosas para poupar dinheiro

– Aja imediatamente: o momento é agora. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Não importa quanto você ganha, e sim onde está gastando e se realmente está disposto a mudar. Não vá esperar receber um aumento, ganhar na Mega-Sena ou sobrar alguma coisa no fim do mês. Diga sempre a si mesmo: “Eu agirei agora”!

– Ter um apontamento de despesas e anotar corretamente suas despesas: este é o mais importante de todos os passos, pois ninguém tem memória de elefante para lembrar tudo o que vai ter que gastar no mês e muito menos para calcular se vai sobrar algo. Anotar os gastos é importante para sabermos para onde nosso dinheiro está indo. Existe uma maneira correta de anotar estas despesas, que é separar por tipo, não todas embaixo umas das outras. Isto fará com que saiba quanto está gastando com cada item e ajudará a ter um diagnóstico de sua vida financeira, impedindo de entrar no vermelho ou ficar sempre no limite.

– No supermercado, leve sempre uma lista com você: isso vai te ajudar a não comprar o que não estava previsto e o que não é necessário. Essa lista deve ter apenas o que realmente você precisa comprar. Aprenda a ter disciplina. Os supermercados são uma tentação para comprarmos coisas supérfluas.

– Aprenda como quitar suas dívidas e quite o quanto antes: fazer um levantamento de todas as dívidas e o tipo em que ela se encaixa, especificando o valor da taxa de juros de cada uma. Isso ajudará muito nesta etapa. É importante avaliar antes de começar a poupar, pois talvez um dos seus sonhos seja o de sair das dívidas, e isso deve ser feito com muito empenho, dedicação e vontade. Muitas vezes, não adianta guardar dinheiro, se tem várias prestações para pagar. Dependendo do tipo da dívida, o ideal é negociar com a empresa um bom desconto para antecipar a dívida, afinal, é interesse da empresa receber. Faça tudo por etapa e somente depois de estar tudo planejado, comece a poupar.

– Invista para no mínimo três sonhos: independentemente de onde tiver poupado seu dinheiro, é importantíssimo evitar fazer retiradas para cobrir despesas que precisam ser pagas. Pague-se primeiro sempre. Assim sendo, saber quanto seu sonho custa – seja ela de curto, médio ou longo prazo – e quando quer realizá-lo é decisivo para saber quanto vai precisar guardar dentro desse período de tempo.

Invista e guarde dinheiro especificamente para os sonhos, não apenas por guardar, pois dinheiro sem destino pode ser facilmente gasto à toa. Sonhe alto e acredite que você pode conquistar o que quiser nesta vida. Deixe seu dinheiro render para os seus sonhos e aprenda a fazer o dinheiro trabalhar para você.

– Criar o hábito de pagar à vista é “show de bola”: dinheiro na mão é desconto na certa. O cartão de crédito é um meio de pagamento, mas, para quem está saindo das dívidas e começando a poupar, o ideal é não jogar para 30 dias ou parcelar a conta em “leves prestações”. O pagamento à vista também facilita ter um apontamento de despesas preenchido mais organizadamente e não deixa que você fique em dívida no mês que vem, caso não tenha o dinheiro em mãos na data do vencimento. Tudo é questão de hábito.

– Evite comer sempre fora: almoçar em restaurantes todos os dias pode entrar no automático e, se você não tem um apontamento de despesas e atenção no que está fazendo, pode estar cometendo um grande erro que vai te atrapalhar nas economias. O pouco dinheiro que se gasta em um almoço somado a todos os dias do mês, torna-se um dinheiro que poderia ser economizado, caso levasse comida de casa. Além de gastar menos, acaba se alimentando melhor e vive uma vida mais saudável. Deixe para comer fora em situação mais especiais ou essenciais.

– Questione-se antes de comprar: experimente se fazer a seguinte pergunta antes de realizar uma compra: “realmente preciso disso agora?”. A resposta, na maioria das vezes, será “não”. Cuidado para não comprar coisas que não agregam valor. Comprar por impulso pode ser um desastre em sua saúde financeira.

– Fique atento às armadilhas que podem te levar para o buraco: juros de cartão de crédito e cheque especial são um grande inimigo para quem quer poupar. Não venha com aquela história de “Só vou pegar um pouquinho e mês que vem já cubro a conta”, pois isso nunca dá certo, é ilusão; mês que vem o dinheiro não vai sobrar e sua conta só vai ficar ainda mais no negativo. Entrar nesta bola de neve deve ser evitado o máximo possível para quem quer poupar dinheiro.

E o mais importante:

– Coragem para mudar hábitos e disciplina para conquistar: todas as outras orientações só serão válidas, se tiver paciência e disciplina. Não é fácil resistir à tentação de comprar além do necessário. A vitória virá para aquele que realmente quer poupar dinheiro para alcançar seus objetivos. Para isso, precisa ser paciente e disciplinado, evitando erros e vícios que nos impedem de poupar.

Começar é preciso. A segunda-feira sempre vai chegar para todos. Seguir estas pequenas e importantes orientações em sua vida, com certeza irá ajudar a sair de uma situação que está te incomodando hoje, para uma outra que te trará felicidade e prosperidade. Pensar alto e definir seus sonhos são passos fundamentais para conseguir deixar sempre acesa a chama que te iluminará para o caminho da poupança.

Invista na sua Educação Financeira! Clique aqui e conheça os cursos a distância da DSOP!

Pedro Madureira
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

- Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Estadual “João Baptista de Lima Figueiredo” ELETRÔ da cidade de Mococa – SP;
- Formado pelo Programa de Jovens Empreendedores pelo SEBRAE com 14 anos;
- Encarregado da SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Foi admitido em 1998 com 17 anos, através de Concurso Público (3º lugar);
- Sócio Diretor da empresa Êxitos Moda Íntima no Interior;
- Associado à Cooperativa de Crédito – CECRES;
- Formação Acadêmica: Tecnólogo em Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC – SP;
- Pós Graduação: Especialização em Tecnologias Ambientais pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC – SP;
- Dale Carnegie Course: Treinamento de Competências Interpessoais – Habilidades para o Sucesso;
-Formado em Programação Neolinguística pela Sociedade Brasileira de Programação Neolinguística;
- Facilitador e Palestrante Comportamental da empresa LOTUS Treinamentos, especializada em Treinamentos de Inteligência Emocional , Liberdade Criativa e Financeira;
- Assessor de Eventos da empresa UP Assessoria de Eventos Sociais e Corporativos;
- Formado pela Academia do Dinheiro com o Método FAST de Enriquecimento;
- Tem como missão, utilizar o aprendizado adquiro, a ajudar as pessoas a se tornarem educadas e independentes financeiramente por meio da DSOP Educação Financeira.