Como muitos já sabem, todo ano a DSOP promove uma Convenção, reunindo educadores financeiros de todo o país em torno do mesmo assunto: educação financeira. O evento tem como objetivo fazer um balanço de como foi o ano anterior, discutir melhorias, apresentar novidades e traçar novos rumos e metas a seguir.

Este ano, a oitava edição ocorre em Belo Horizonte, entre os dias 21 e 24 de julho. Serão mais de 100 educadores financeiros, que participarão de palestras e oficinas que tratam a educação financeira em suas mais variadas vertentes, seja para escolas, empresas, cooperativas ou pessoas físicas.

Seja também um disseminador da Educação Financeira! Clique aqui e inscrave-se já no Curso de Formação de Educador Financeiro DSOP!

A Convenção ocorre em um importante momento brasileiro, no qual, além de uma forte crise econômica, se tem um crescente aumento do número de inadimplentes no país, especialmente por conta do alto índice de desempregados. Toda essa conjuntura afeta a intenção de consumo da população, que por sua vez reflete na economia, formando-se um círculo vicioso.

Em maio deste ano, 39,91% da população brasileira entre 18 e 95 anos constavam em cadastros de devedores inadimplentes, o que significa que 59,25 milhões de consumidores se encontram nessa situação. A inadimplência está 4,26% maior do que o mesmo período do ano passado. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

“Esses números são preocupantes, um triste reflexo da falta de educação financeira no Brasil. Eles indicam que muitas pessoas não planejam o uso de seus recursos e se deixam levar pelo consumismo. Por isso é cada vez mais importante colocar a educação financeira como pauta de discussões e aprendizado”, afirma o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

O evento acontecerá no Hotel Othon Palace e a escolha da cidade se deu muito por conta do papel de pioneira que tem em relação ao tema, possuindo uma unidade de serviços especializados, a franquia DSOP de Educação Financeira, com mais de 30 educadores atuantes.

Na cidade, há 21 escolas que ministram aulas de educação financeira para mais de cinco mil alunos. Além disso, Belo Horizonte também é uma das cidades que recebe a iniciativa “Sonhar, Planejar, Alcançar“, um projeto mundial da Vila Sésamo em parceria com a MetLife Foundation, que orienta alunos de escolas públicas e seus familiares sobre a administração do dinheiro e a conquista de seus sonhos.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.