educacao-financeira-para-casais

Parece que ainda existe um tabu para falar sobre dinheiro, especialmente entre os casais. São poucos aqueles que conversam, planejam e controlam os projetos de vida dentro de um relacionamento afetivo (seja namoro, noivado ou casamento). Isso acaba prejudicando a manutenção e continuidade da relação, confirmando as pesquisas de que grande parte dos divórcios ocorre por problemas em questões financeiras.

Pare para pensar se você, em qualquer relacionamento que teve, já conversou com seu(sua) companheiro(a) sobre os projetos de cada um (e em conjunto) e como iriam fazer a administração dos recursos para a realização destes. Infelizmente, em alguns casos, a pessoa acaba se enrolando, até por falta de educação financeira, e para proteger o(a) parceiro(a), acaba não comentando. E então, quando o outro descobre, a situação talvez esteja mais complicada do que parece, podendo ocasionar uma ruptura neste relacionamento.

Por isso, é de suma importância que definam como o casal vai gerenciar e destinar os recursos financeiros recebidos, qual papel de cada um nas contas. Não existe certo ou errado, nem regras de que tem que ser a mulher ou o homem a administrar as finanças. Os dois juntos deverão definir como se dará isso e como essas informações serão compartilhadas um com o outro.

O primeiro passo é definir prioridades, ou seja, estabelecer os sonhos e como o casal vai traçar os planos para alcançá-los. Definir onde gastar cada recurso e quanto vão destinar para os objetivos, tudo de forma planejada, organizada e com menor endividamento possível.

O único antídoto para afastar problemas que possam comprometer a relação é a conversa, lembrando que a pessoa que está ao seu lado é a que você que escolheu para dividir e compartilhar tudo, ela com certeza vai entender e ajudar. E caso, ainda assim, não conseguirem ver alguma saída para a situação, busquem orientações/informações para que seja possível prevenir e até remediar para não piorar a situação.

E se você hoje namora ou é noivo(a), já comece a observar os hábitos financeiros um do outro, se tem planejamento financeiro, como se relaciona com o dinheiro, se poupa, fazendo desse o início de uma nova vida menos endividada e mais estruturada.

Cintia Senna
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Especialista em Educação Financeira, Terapeuta e Educadora Financeira
• Mestranda em Educação Financeira pela Flórida Christian University (FCU) em Orlando/EUA em 2018;
• Pós-graduada pelo Centro Universitário Sul de Minas Unis em Educação e Coaching Financeiro em 2017;
• Formada em Terapia Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2017;
• Cursou módulo Internacional de Gestão de Negócios pela ISCAP em Porto/Portugal em 2015;
• Formada em Educação Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2015;
• Formada em Planejamento Financeiro Pessoal pelo Insper em 2014;
• Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu USJT em 2008;
• Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Educadores Financeiros – Abefin Gestão 2015-2020;
• Realizou Intercâmbio Internacional pela Quest Study em Toronto – Canadá – 2013;
• Autora do Canal de Youtube - Cíntia Senna;
• Com mais de 8 anos de experiência profissional em auditoria de instituições financeiras, participações em projetos de bancos de crédito, fundos de investimento, operadoras de leasing, administradoras de consórcio, fundos de pensão, corretoras, escritório de representação, financeiras e concessionárias de veículos;
• Além de 4 anos de experiência profissional na controladoria de empresa multinacional do setor de logística e gerenciamento de recursos financeiros.
Colabora com diversas mídias (tv, rádio, jornais e revistas impressas e eletrônicas) e desenvolve atividades tais como: Palestras, Cursos / Workshops / Aulas, Terapias Financeiras – Individual ou Casal, Artigos e Vídeos.
Desde 2013 atua na área de Educação Financeira com o objetivo de levar as pessoas à sustentabilidade financeira para realização de sonhos. Tem como missão contribuir com a alfabetização financeira no Brasil e no Mundo.