educacao-financeira-quebra-cabeca

Hoje fiz algo diferente. Escrevi um artigo e gravei um vídeo para complementar o assunto que quero tratar hoje. Peço que, você, leitor(a) assista esse vídeo e, depois, me conte se é isso que está acontecendo na sua vida hoje.

A partir daí, faço uma pergunta: como é a fotografia do quebra-cabeça que você quer montar para a sua vida financeira? Se você não sabe a resposta, você não saberá que peça tem que pegar, então, acaba pegando qualquer uma. Dia após dia essa situação de repete; você pega este um monte de pecinhas e elas simplesmente não formam nada, ou formam algo que você não queria.

E por que isso acontece? Porque você não sabia a fotografia do quebra-cabeça das suas próprias finanças. Quando você finalmente entende isso, tudo fica mais fácil. Vou dar um exemplo para explicar melhor. Comprar um carro é legal? Sim. É uma boa oportunidade? Com certeza. Mas a pergunta que fica é: fazer essa aquisição é ou não é uma peça do meu quebra-cabeça?

Oportunidades surgem de monte em nossa vida, a dificuldade é saber se pode aproveitá-la e, mais ainda, se você realmente quer ou se está sendo levado(a) pelo momento. Quando você inverte a situação, sabendo exatamente qual a fotografia da sua vida financeira e dos objetivos de vida que quer alcançar, esse problema não acontece, pois você sabe exatamente onde quer chegar e quais as suas possibilidades financeiras para isso.

Não importa o que é esse objetivo, só é preciso ter clareza e planejamento, para que não se torne uma frustração. É aquela velha máxima: “Se você não sabe onde ir, qualquer caminho serve”. Sendo assim, vamos exercitar a prática de sonhar mais. O que você busca para sua vida financeira? Quais são seus verdadeiros sonhos? Comprar uma casa? Juntar dinheiro para casar? Conseguir sua independência financeira? Montar uma empresa? Fazer uma viagem?

É preciso se mexer e colocar a mão na massa, senão, o tempo passa e você não sabe qual a próxima peça do quebra-cabeça para pegar, completar e ser feliz.

Como disse Anthony Robbins, “sucesso sem felicidade é fracasso”. E talvez seja isso que esteja acontecendo na sua vida hoje. Vamos mudar?

Pedro Madureira
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

- Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Estadual “João Baptista de Lima Figueiredo” ELETRÔ da cidade de Mococa – SP;
- Formado pelo Programa de Jovens Empreendedores pelo SEBRAE com 14 anos;
- Encarregado da SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Foi admitido em 1998 com 17 anos, através de Concurso Público (3º lugar);
- Sócio Diretor da empresa Êxitos Moda Íntima no Interior;
- Associado à Cooperativa de Crédito – CECRES;
- Formação Acadêmica: Tecnólogo em Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC – SP;
- Pós Graduação: Especialização em Tecnologias Ambientais pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC – SP;
- Dale Carnegie Course: Treinamento de Competências Interpessoais – Habilidades para o Sucesso;
-Formado em Programação Neolinguística pela Sociedade Brasileira de Programação Neolinguística;
- Facilitador e Palestrante Comportamental da empresa LOTUS Treinamentos, especializada em Treinamentos de Inteligência Emocional , Liberdade Criativa e Financeira;
- Assessor de Eventos da empresa UP Assessoria de Eventos Sociais e Corporativos;
- Formado pela Academia do Dinheiro com o Método FAST de Enriquecimento;
- Tem como missão, utilizar o aprendizado adquiro, a ajudar as pessoas a se tornarem educadas e independentes financeiramente por meio da DSOP Educação Financeira.