educacao-financeira-tarifas

Você sabia que pode ter uma conta corrente totalmente grátis? Isto é possível desde 2008 com o chamado “Serviços Essenciais”, que possuem um número reduzido de transações, podendo compensar a alteração do seu pacote de serviços pago para essa opção.

Infelizmente, quando você vai abrir uma conta ou mesmo fazer movimentação, as instituições financeiras evitam informar que existe esta possibilidade. Conheça o que compõe os serviços desta modalidade mensalmente:

– 4 saques;

– 2 transferências de recursos entre contas na própria instituição;

– 2 extratos do mês anterior;

– 1 extrato anual;

– 10 folhas de cheque (desde que atenda os requisitos).

A recomendação é verificar quanto paga mensalmente de tarifa bancária e quais as transações que realiza durante o mês. Comparando com o pacote essencial, vai identificar que realiza o mesmo ou até bem menos transações, pagando as taxas sem necessidade.

Caso tenha algum serviço que usa mais e com frequência recorrente, veja o valor desses itens específicos e compare com o seu desembolso mensal. Vai ver que mesmo assim, pagando a parte por algo que não contenha neste pacote, poderá economizar muito.

Analisado isso, compareça até a sua agência e solicite a troca. Caso aja relutância por parte da instituição financeira, comente deste seu direito e, se mesmo assim não obtiver êxito, pode contatar a Ouvidoria.

A depender do montante que paga mensalmente, por exemplo R$ 30, economizará R$ 360 no ano, fora que pode usar esse recurso para realizar outros objetivos e até começar a criar o hábito de poupar.

Fique atento a todos os seus direitos, economize e faça mais com o mesmo. Pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças e promover ótimos benefícios.

Cintia Senna
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Especialista em Educação Financeira, Terapeuta e Educadora Financeira
• Mestranda em Educação Financeira pela Flórida Christian University (FCU) em Orlando/EUA em 2018;
• Pós-graduada pelo Centro Universitário Sul de Minas Unis em Educação e Coaching Financeiro em 2017;
• Formada em Terapia Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2017;
• Cursou módulo Internacional de Gestão de Negócios pela ISCAP em Porto/Portugal em 2015;
• Formada em Educação Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2015;
• Formada em Planejamento Financeiro Pessoal pelo Insper em 2014;
• Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu USJT em 2008;
• Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Educadores Financeiros – Abefin Gestão 2015-2020;
• Realizou Intercâmbio Internacional pela Quest Study em Toronto – Canadá – 2013;
• Autora do Canal de Youtube - Cíntia Senna;
• Com mais de 8 anos de experiência profissional em auditoria de instituições financeiras, participações em projetos de bancos de crédito, fundos de investimento, operadoras de leasing, administradoras de consórcio, fundos de pensão, corretoras, escritório de representação, financeiras e concessionárias de veículos;
• Além de 4 anos de experiência profissional na controladoria de empresa multinacional do setor de logística e gerenciamento de recursos financeiros.
Colabora com diversas mídias (tv, rádio, jornais e revistas impressas e eletrônicas) e desenvolve atividades tais como: Palestras, Cursos / Workshops / Aulas, Terapias Financeiras – Individual ou Casal, Artigos e Vídeos.
Desde 2013 atua na área de Educação Financeira com o objetivo de levar as pessoas à sustentabilidade financeira para realização de sonhos. Tem como missão contribuir com a alfabetização financeira no Brasil e no Mundo.