educacao-financeira-empreendedorismo

O brasileiro é um empreendedor por natureza. Há muitas ideias e modelos novos surgindo, muitas pessoas com grande potencial, no entanto, algo falta para boa parte delas: educação financeira, tanto para a vida pessoal como para a profissional. E atitudes que visam reduzir gastos e otimizar custos são sempre bem-vindas para qualquer um, certo?

Diante disso, pensei em alguns itens que os empresários podem buscar como alternativas para garantir essa sustentabilidade.

– Aluguel

Você conhece o conceito de coworking? Para otimizar gastos com aluguéis, muitas pessoas se beneficiam das condições oferecidas pelos coworkings. Estes são espaços pelos quais se paga uma cota mensal, diária ou por um período de acordo com a necessidade de utilização. O conceito de coworking virou até negócio, pois viram que é lucrativo oferecer espaços para as pessoas que procuram alternativa em redução de custos.

Ainda existem as opções gratuitas desse modelo, ou seja, espaços abertos para trabalho que algumas instituições oferecem. São espaços bonitos, confortáveis e com boa internet, bastando cadastro e agendamento. Exemplos: FIAP e Campus Google.

– Cursos e palestras

Tem ido a palestras ou cursos com frequência? Sabemos que informação/conhecimento é a riqueza do ser humano. Mas, para se atualizar, é preciso investir certa quantia de dinheiro. No entanto, além de todo o infinito de conteúdo disponível na internet, muitas entidades promovem palestras e cursos gratuitos voltados ao público empreendedor.

Conquiste a susentabilidade financeira para o seu negócio! Clique aqui e inscreva-se no Curso de Educação Financeira para Empreendedores!

– Networking

Você tem utilizado seu networking? Muitas oportunidades estão bem próximas e nem imaginamos. Indicações de amigos e parentes encurtam o tempo de prospecção comercial. Indicação é muito válido, pois tem o fator credibilidade.

– Recursos por meio de linhas do Governo

O empreendedor investe a todo o momento. Seja em um novo produto, na expansão do seu negócio ou até mesmo para sair do zero. E muitas das vezes, é necessário um aporte financeiro. Você conhece as linhas de crédito de sua região? Existem algumas opções do Governo voltadas à pessoa jurídica. As taxas são baixas, pois o objetivo é incentivar o pequeno empreendedor. Algumas linhas de crédito solicitam pouca documentação para viabilizar a aprovação.

Exemplos: Banco do Povo e Desenvolve SP.

– Telefonia

Quanto está gastando com telefonia? Hoje existem muitas opções e ofertas. Pesquise as soluções corporativas em todas as operadoras. Soluções corporativas costumam oferecer preços mais atrativos. Uma alternativa é utilizar as soluções de ligações por internet, que também oferecem preços atrativos e ainda com a facilidade da mobilidade.

Como vemos, sempre há espaço para otimizar os custos e as despesas. Essas são informações básicas, mas que ajudaram muito em minha vida empreendedora e pode ajudar você também.