educacao-financeira-sonhos-pouco-dinheiro

Realizar sonhos constantemente é algo fundamental em nossas vidas. Vivemos procurando realizações, buscando algo que ainda não temos. Comprar uma casa, trocar de carro, fazer uma viagem e garantir bons estudos para os filhos são alguns dos sonhos mais comuns.

Mas com a crise financeira, o aumento do desemprego e, especialmente, por conta da falta de reservas financeiras, acabamos achando que não temos dinheiro suficiente para realizar nossos sonhos e os deixamos para trás. Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) no ano passado evidenciou isso: somente 3 em cada 10 sonhos de consumo dos brasileiros são realizados.

Outra pesquisa mostra que a poupança das famílias brasileiras equivale a 18% do PIB nacional. Com esse percentual, ficamos atrás dos europeus e muito atrás dos grandes emergentes asiáticos: Índia e Indonésia chega a 33% e China ultrapassa de 50%. Os dados são do FMI.

Desistir de conquistar aquilo que desejamos, seja por medo da crise, do desemprego ou por não ter uma reserva financeira, é algo muito perigoso. Steve Jobs certa vez disse que “cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”. Portanto, elaborei algumas orientações para você realizar seus sonhos, mesmo com pouco dinheiro.

  • A primeira coisa que você deve fazer é identificar os seus sonhos, ou seja, colocá-los no papel. Em seguida, descubra seus preços, pesquisando o quanto pagaria se fosse realizá-lo hoje. Esse levantamento vai te fazer sentir que você pode conquistar aquilo que deseja e te indicar o esforço que será necessário.
  • Seus sonhos devem ser prioridades na sua vida e caber no orçamento. Portanto, você precisa saber exatamente quais são, quanto custam, em quanto tempo deseja realizá-los e o quanto irá guardar mensalmente para isso acontecer.
  • Se você estiver com o orçamento apertado, perceba em suas despesas quais gastos você pode diminuir ou eliminar de vez. Você já revisou o valor da sua conta de celular, combo de TV a cabo e internet, por exemplo? Já tentou ir ao supermercado com uma lista de compras? E aquelas saídas aos finais de semana, em que você gasta e nem percebe, por que não planejar com antecedência?
  • Após estabelecer uma meta de poupança mensal para realizar seus sonhos, seja constante nesse compromisso e pague-se primeiro, antes de pagar qualquer dívida. No início, isso pode ser um pouco difícil, mas, com o tempo, você vai aprendendo a adequar o seu consumo ao seu novo orçamento. Ver a sua poupança crescer e a data de realizar os seus sonhos se aproximar é algo que vai te motivar ainda mais e você acabará encontrando novas formas de economizar em seu consumo mensal.

Se colocar os seus sonhos como prioridades em sua vida, você irá alcançá-los, basta ter esforço, determinação e foco. Não seja empurrado pelos problemas, seja conduzido por sonhos!

Leandro Silva Ferreira
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

- Educador Financeiro e Palestrante DSOP;
- Graduado em administração de empresas pela Faculdade das Américas (FAM);
- Pós-graduação em Estatística Aplicada pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU);
- Certificação de Especialista em Investimento ANBIMA (CEA);
- Certificação CPA-20 ANBIMA;
- Consultor Financeiro pessoal e familiar.

DEIXE SEU E - MAIL E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS