educacao-financeira-aposentadoria

Frequentemente sou questionada sobre aposentadoria. Muitas são as dúvidas e, como contadora e educadora financeira, compartilho com vocês as perguntas mais frequentes e as devidas respostas. Caso ainda tenham dúvidas, não hesitem em me consultar.

Vamos lá!

1 – Quando posso me aposentar? (pela legislação atual)

– Por idade (homem aos 65 e mulheres aos 60), sendo necessário ter 15 anos de contribuição;

– Por tempo de serviço (35 anos para homens e 30 anos para mulheres);

– Por invalidez (doença ou acidente);

– Por condição especial (emprego insalubre).

2 – Quanto tenho de pagar para ter direito a aposentadoria?

As alíquotas variam de acordo com o salário. Podem ser de 8%, 9% ou 11%.

3 – Quanto vou ganhar na minha aposentadoria?

Você poderá ganhar entre o salário mínimo ou até o teto máximo da previdência, que hoje está em R$ 5.189,00, dependendo do valor da sua contribuição. Para ter direito ao teto máximo, é necessário ter, pelo menos, 80% de contribuição igual ou maior que o teto.

4 – Posso me aposentar pelo INSS sem ter carteira assinada?

Sim. É possível você mesmo fazer suas contribuições como autônomo, facultativo ou dona de casa e garantir sua aposentadoria. Você pode escolher pagar 11% sobre o salário mínimo, que lhe dará direito somente para aposentadoria por idade ou por invalidez e alguns benefícios (doença, auxílio maternidade). Poderá também recolher sobre a alíquota de 20% sobre qualquer valor escolhido e terá direito a aposentadoria por tempo de contribuição e todos os demais benefícios.

Luciana Santos
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Carlos Chagas. Pós-graduação em Educação Financeira Metodologia DSOP. Funcionária pública no PROCON da cidade de Juiz de Fora na função de supervisora de projetos e pesquisas.