educacao-financeira-comeco-de-ano

A expectativa para 2017 é de retomada na economia, porém de forma lenta e tímida. Sabemos que o cenário nacional influencia as finanças do dia a dia e, infelizmente, há a previsão de aumento do desemprego. Mais do que nunca, a educação financeira se faz importante na vida dos brasileiros.

Quando falamos de educação financeira, falamos da realização de sonhos. Uma pessoa ou família educada financeiramente coloca seus objetivos como a grande prioridade no orçamento, organizando as finanças para conquistar seus sonhos de curto, médio e longo prazo. Trata-se de planejar e colocar em prática ações que garantirão realizações no futuro.

Vejo que cada vez mais os brasileiros reconhecem a importância do tema, tanto que milhares de escolas em todo o País terão educação financeira em sua grade curricular em 2017. É crescente o número de pessoas que buscam cursos na DSOP, tanto para se educar financeiramente quanto para fazer dessa uma oportunidade de negócios, se aprimorando profissionalmente.

Por outro lado, onde falta educação financeira há pessoas e famílias em situações complicadas. Muitas não sabem para onde vai seu dinheiro, não se dão conta de que o descontrole financeiro não acontece nos grandes gastos, e sim nos pequenos. Pior, não têm sonhos, não pensam no futuro e se rendem ao consumismo de forma inconsciente.

Não à toa, o Brasil tem grandes índices de endividamento e inadimplência. No final de 2016, mais da metade das famílias brasileiras (56,6%) estava endividada e quase um terço (23%), inadimplente, ou seja, com dívidas em atraso para pagamento. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Mas você, querido leitor, não precisa fazer parte desta estatística.

Para que 2017 seja um ano diferente, de mais realizações e conquistas, comece mudando a sua atitude. Procure se educar financeiramente e fazer uma faxina nas finanças, sair das dívidas de forma definitiva e definir quais sonhos irá conquistar. Com determinação e foco, você passará a poupar todos os meses para o que é mais importante para você e sua família: a realização dos seus sonhos.

Abraço e meus sinceros votos de um feliz 2017!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.