educacao-financeira-comportamento-financeiro

A chegada de um novo ano gera em todos nós a esperança mudanças positivas e de conquistar nossos sonhos. Portanto, desejo falar sobre quais comportamentos você pode renovar para atingir seus objetivos e fazer de 2017 um ano de realizações.

Em primeiro lugar, como não poderia deixar de ser, oriento que resgate os seus sonhos. Sem medo, pense nos seus maiores desejos e, aproveitando o momento de reflexão, coloque no papel. Nem sempre aquilo que desejamos pode ser comprado com dinheiro, então não se restrinja apenas a bens materiais. Em seguida, trace um planejamento para conquistar cada um desses sonhos, esclarecendo o que precisa ser feito para alcançá-los.

O ideal é que você tenha pelo menos três sonhos, um de curto prazo (a ser realizado em até um ano), outro de médio (entre um e 10 anos) e outro de longo prazo (acima de 10 anos). Quando falamos de sonhos, nem sempre conseguimos realizar em apenas doze meses, muitas vezes são precisos anos de comprometimento e poupança para conquistar. Isso é planejamento, pensar não apenas no hoje, mas também no amanhã e se organizar para o futuro.

Viajar, trocar de carro ou de casa costumam ser sonhos comuns entre os brasileiros, mas é muito importante pensar também na aposentadoria, em sua independência financeira. Além disso, é válido ter uma poupança para os estudos dos filhos, para fazer uma reforma na casa ou mesmo investir em sua carreira. Algo muito importante também é ter uma reserva financeira para imprevistos.

Após estabelecer os sonhos, chegou a hora de orçar os seus custos e estabelecer uma data para realizar. Assim, você sabe o quanto precisará poupar por mês para realizar. Em seguida, coloque os sonhos como prioridade em seu orçamento. Ao invés de fazer Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo, passe a poupar em primeiro lugar. O orçamento ficará: Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos. Acredite, priorizar a conquista de seus objetivos frente ao consumo é a mudança comportamental que fará a diferença em sua vida daqui pra frente.

Para conseguir poupar, você deve fazer um diagnóstico financeiro de sua situação atual, portanto anote durante 30 dias todas as despesas que tiver, separando por categoria (alimentação, transporte, vestuário, educação, guloseimas, etc.) e veja de que forma pode reduzir ou eliminar gastos. É válido também revisar os pacotes que contrata, como de celular, telefone fixo, TV a cabo e internet, para identificar excessos que podem ser eliminados.

É preciso também mudar seu comportamento frente aos gastos esporádicos. Antes de fazer qualquer compra, pergunte-se se precisa mesmo daquilo naquele momento e sem tem condições de pagar à vista, sem precisar recorrer a endividamentos e comprometer o orçamento dos próximos meses.

A verdadeira mudança em sua vida depende apenas de você. Além dessas orientações, há diversas outras aqui no site. Procure aprender e ser cada dia melhor para ter uma vida de constantes realizações e tranquilidade financeira. Conte comigo para o que precisar!

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.