educacao-financeira-liquidacao

Todo início de ano é a mesma coisa: as contas começam a chegar e as lamentações surgem com a lembrança dos gastos desnecessários feitos no final do ano anterior, que agora se somam aos pagamentos de IPTU, IPVA, renovação de seguros e compra de material escolar, entre outros.

Porém, as contas não chegam apenas para você. Os comerciantes também têm despesas de início de ano para quitar e esse é um dos motivos de começar em janeiro um festival de liquidações e descontos na maioria das lojas do país. O momento é positivo para quem vai às compras pedir descontos, afinal, é tempo de liquidação.

Abaixo, coloco algumas orientações interessantes para você refletir sobre como aproveitar essas oportunidades, mas já adianto que para tanto é preciso ser uma pessoa educada financeiramente, que planeja seus gastos com antecedência e busca o melhor momento para utilizar o dinheiro que poupou com tanto esforço.

Roupas – Em época de 30%, 40%, 50% de desconto ou mais, é chegada a hora de comprar aquela peça desejada, como aquela camisa branca que nunca sai de moda, aproveitando os itens que estavam à venda – por preços altos – antes da virada do ano;

Compras para viagens – Comprando em janeiro aquilo que precisa para as viagens que fará ao longo do ano, você evita os preços altos, aproveita os descontos e vai às compras com tranquilidade. Assim você economiza e começa a criar o hábito de se programar em médio e longo prazo;

Presentes – Nada melhor que deixar passar a euforia e os preços altos para comprar os presentes com ótimos preços. Muitas pessoas combinam trocar presentes apenas em janeiro. Lembre-se, comprar os mesmos produtos por preços mais baixos é um dos comportamentos de pessoas educadas financeiramente.

Caso no inicio deste ano você só esteja conseguindo pensar nas contas à pagar, evite fazer compras que não estavam em seu planejamento, para não bagunçar ainda mais o orçamento e correr o risco de cair no descontrole financeiro.

O momento é de colocar em prática a estratégia de começar um planejamento para este ano, para que possa aproveitar as oportunidades que surgirão e também realizar seus sonhos com sustentabilidade financeira.

Thiago Moreira
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

Educador Financeiro DSOP - Sócio Fundador do REAFINA;
Especialista em Gestão Projetos Digitais e Extensão em Liderança Pela FGV;
Realizo palestras, treinamentos e atendimentos como consultor/educador financeiro pessoal e familiar;
Assessoria financeira para micro e pequenas empresas;
Perfil com foco estratégico, vidrado por negócios e finanças, incorporando uma metodologia analítica e comportamental tenho como objetivo contribuir para a realização dos sonhos de todas as pessoas, através da capacidade agregadora e focada;
Negociar é uma palavra chave para o dia a dia que serve para priorizar junto aos clientes, metas e sonhos a serem planejados, estabelecendo sempre as prioridades, esforços e riscos.