Muitos brasileiros celebram a Páscoa – festa cristã que faz referência à ressurreição de Cristo – e presenteiam familiares e amigos com chocolates, o grande símbolo da data. O que poucos sabem é que os ovos de Páscoa foram criados pelos franceses, no século XVIII, para substituir os ovos cozidos decorados, antigamente usados na celebração.

Páscoa

Neste ano, em comparação ao anterior, os preços de diversos produtos subiram e com o chocolate não seria diferente. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o bombom em caixa (400 gramas) apresentou a maior alta, de 4,4%, seguido de chocolates em geral (barra, tabletes, etc.), 4,1% e do bombom bola, que chegou a 3,7%.

Quanto aos ovos de Páscoa de até 150 gramas, o aumento constatado foi de 3,7%. Entre 150 e 500 gramas, o preço subiu 2,8% e acima de 500 gramas, 2%. No geral, os preços dos ovos de Páscoa subiram 3,4% este ano em relação ao anterior.

O consumidor precisa ter cautela para não correr o risco de gastar além do planejado. O primeiro passo é traçar uma lista com os nomes das pessoas que deseja presentear e fazer um orçamento, verificar o quanto pode gastar com cada um e se o valor total caberá no bolso, sem que seja necessário se endividar para comprar.

Para presentear as crianças, evite ovos que venham com brinquedos, pois estes costumam ser mais caros. Uma alternativa é comprar um ovo menor, mais barato, e chocolates diversos para montar um kit decorado. Para presentear os adultos sem ultrapassar o orçamento, é válido usar a criatividade. Que tal oferecer bombons em embalagens decoradas ou presentear com ovos de Páscoa caseiros?

Na hora da ceia, também é preciso ter cuidado ao escolher os pratos, priorizando a saúde e o valor. De acordo com a pesquisa, o preço do bacalhau subiu 1,5%, o dos peixes em geral, 2,6% e o da colomba pascal, 2,5%. O preço das bebidas também subiu: refrigerante, 3,1%, vinhos (importados e nacionais), 3,2% e cerveja, 3,7%.

Mais importante do que os presentes e a ceia, é celebrar a Páscoa com a família reunida. Lembre-se, com educação financeira, é possível confraternizar sem comprometer o bolso.

Lucia Helena Gomes de Araújo
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Educadora Financeira - DSOP Educação Financeira;
Pós-graduada em Controladoria e Finanças - (FCETM)- Faculdade de Ciências Econômica Triângulo Mineiro;
Graduada em Administração de Empresas - (FCETM)- Faculdade de Ciências Econômica Triângulo Mineiro.