Olá! Confira um guia completo sobre o saque do FGTS e saiba como tirar proveito dessa oportunidade para realizar os seus sonhos:

Saque do FGTS

1. Consulte o saldo do FGTS pela internet, sem precisar ir às agências superlotadas. Lembrando que o saque está disponível para rescisões feitas até 2015.

– Acesse o site (não precisar baixar aplicativo): //servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS;
– Informe o número do seu PIS (disponível na carteira de trabalho) e a senha;
– Caso não tenha, cadastre uma nova informando a senha do cartão cidadão;
– Caso não se lembre da senha do cartão cidadão, informe os seguintes dados: nome, nome dos pais, data de nascimento, município, CPF, RG e título de eleitor.

2. Defina o que fazer com o dinheiro. Se não souber, veja este vídeo do Reinaldo Domingos, doutor em educação financeira: //www.youtube.com/watch?v=JRMoF7P6e7Y. Dê preferência a realizar um sonho, negociar dívidas, investir em sua aposentadoria ou em uma reserva de emergência, ao invés de gastar sem planejamento.

3. Planeje a data para ida na agência da Caixa para efetuar o saque. O prazo final é 31/07/2017 e se não for sacado depois desse dia, o dinheiro continuará retido na Caixa. A data de início varia conforme seu mês de aniversário, confira:

– Janeiro e fevereiro: 10/03/2017
– Março, abril e maio: 10/04/2017
– Junho, julho e agosto: 12/05/2017
– Setembro, outubro e novembro: 16/06/2017
– Dezembro: 14/07/2017

4. Quanto chegar o dia, leve carteira de trabalho, RG ou CNH, e se possível o TRCT (Termo de Rescisão de Contrato) dos antigos empregos. Isso ajuda caso hajam divergências de cadastro na caixa. Infelizmente, isso tem acontecido com frequência, há empresa que passam dados incorretos, não dão baixa, etc.

5. Ao efetuar o saque, invista o dinheiro imediatamente. Para ter uma ideia, no mês passado o valor que tenho no meu FGTS rendeu apenas 0,4% – é a aplicação financeira com pior rentabilidade que existe. Saiba que você consegue o dobro disso em CDB e Tesouro Direto, descontados os impostos, e assim adiantar a conquista dos seus sonhos.