Estar endividado não é nada legal, principalmente quando você mexe aqui, mexe acolá e não consegue encontrar uma solução. Muitas vezes, o único pensamento é buscar um empréstimo para quitar as dívidas. Contudo, sugiro que pense em utilizar os dons que você tem para gerar renda ou até mesmo para oferecer como forma de pagamento – seja parcial ou total – de sua dívida.

Quitar as dívidas

Vamos pensar um pouco: o dinheiro que você deve a alguém diz respeito a um produto ou serviço que você usufruiu e não pagou, certo? Com o valor que espera receber de você, a pessoa pretende comprar outro produto ou serviço. Logo, será que a sua dívida não pode ser paga com algo que o credor deseja? Observe que o dinheiro, nesta história toda, é apenas um meio de troca, que circula de mão em mão.

Lembre daquilo que você faz bem, por hobby, e que as pessoas gostam e até elogiam. Você pode usar essa habilidade ao seu favor para quitar as dívidas. Pense também na pessoa para a qual você está devendo, no que ela precisa e pode ter com a sua ajuda. Assim, você pode usar as suas habilidades como forma de pagamento.

Veja alguns exemplos: fazer unhas, cozinhar, costurar, limpar, consertar, fazer artesanatos, dar aulas, fotografar, elaborar sites e/ou currículos, cuidar de crianças, passear com cachorros de estimação e até mesmo usar sua facilidade com comunicação para revender produtos. Oportunidades não faltam!

Fornecer um produto ou serviço que a pessoa precise sem cobrar pode ser uma forma de abater a dívida. Isso serve tanto para pessoas, quanto para pequenos comércios e quem sabe até grandes empreendimentos.

Lembre-se dos seus sonhos, dos planos que tem para a sua vida e tire deles uma boa dose de coragem para mudar seu comportamento: conhecer a causa do seu endividamento e buscar alternativas para sair do vermelho, focando na conquista do que realmente importa para você. Com este novo foco, conseguimos enxergar novas possibilidades – que muitas vezes estavam diante de nossos olhos.

Cintia Senna
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Especialista em Educação Financeira, Terapeuta e Educadora Financeira
• Mestranda em Educação Financeira pela Flórida Christian University (FCU) em Orlando/EUA em 2018;
• Pós-graduada pelo Centro Universitário Sul de Minas Unis em Educação e Coaching Financeiro em 2017;
• Formada em Terapia Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2017;
• Cursou módulo Internacional de Gestão de Negócios pela ISCAP em Porto/Portugal em 2015;
• Formada em Educação Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2015;
• Formada em Planejamento Financeiro Pessoal pelo Insper em 2014;
• Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu USJT em 2008;
• Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Educadores Financeiros – Abefin Gestão 2015-2020;
• Realizou Intercâmbio Internacional pela Quest Study em Toronto – Canadá – 2013;
• Autora do Canal de Youtube - Cíntia Senna;
• Com mais de 8 anos de experiência profissional em auditoria de instituições financeiras, participações em projetos de bancos de crédito, fundos de investimento, operadoras de leasing, administradoras de consórcio, fundos de pensão, corretoras, escritório de representação, financeiras e concessionárias de veículos;
• Além de 4 anos de experiência profissional na controladoria de empresa multinacional do setor de logística e gerenciamento de recursos financeiros.
Colabora com diversas mídias (tv, rádio, jornais e revistas impressas e eletrônicas) e desenvolve atividades tais como: Palestras, Cursos / Workshops / Aulas, Terapias Financeiras – Individual ou Casal, Artigos e Vídeos.
Desde 2013 atua na área de Educação Financeira com o objetivo de levar as pessoas à sustentabilidade financeira para realização de sonhos. Tem como missão contribuir com a alfabetização financeira no Brasil e no Mundo.