Se você é daquelas pessoas que fazem um planejamento mensal de gastos, está de parabéns! E como é esse planejamento? Sobra dinheiro? Falta? Você consegue comprar tudo o que precisa e quer?

Orçamento financeiro

Para muitos, o orçamento financeiro geralmente não passa de um controle de gastos, para saber se vai atravessar o mês no azul ou no vermelho.

Contudo, para quem já tem o hábito de fazer o controle mensal, a próxima etapa é reservar parte de sua renda à realização de seus sonhos. Quem não faz isso corre o risco de gastar o que sobra com qualquer coisa, e depois acabar se perguntando o porquê de ter comprado aquilo.

Portanto, se você tem sonhos, procure saber o quanto eles custam e os inclua em seu orçamento financeiro mensal, já reservando parte de seus rendimentos para a realização. Fazendo isso você terá a condição de pagar pelo seu sonho à vista, por um valor muito menor do que pagaria a prazo, já que não estará pagando juros.

Não se engane com as vendas de produtos anunciados em “12 vezes sem juros”, pois os juros já estão embutidos no valor do produto. Quando tiver o montante total em mãos, pode e deve pedir um bom desconto – e o dinheiro que economizar nessa compra já te deixará mais próximo do seu sonho seguinte.

Portanto, a partir de agora, reserve um lugar em seu orçamento para seus sonhos. Tenha no mínimo três, um sonho de curto prazo, outro de médio prazo e outro de longo prazo. Quando os seus sonhos começarem a se tornarem realidade, todo esse esforço gasto com o planejamento valerá a pena.

Ewerton Teixeira

- Educador Financeiro DSOP
- Coach Esportivo
- Agente de atletas do Corinthians MMA
- Formado em Processos Gerenciais - SENAC
- Extensão em Negócios do Esporte - FIA
- Extensão em Consultoria Empresarial - FIA
- Pós-Graduando em Adm. e Marketing Esportivo - USCS
- Pós-Graduando em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate - USCS
- Formação em Coaching Esportivo - Academia Emocional
- Formação em Coaching Esportivo - Unisport/Zetta Coaching