Endividamento, inadimplência, bola-de-neve financeira e problemas com dinheiro. Infelizmente, tudo isso é muito comum no Brasil, já que grande parte da população não tem educação financeira. Por este ser um assunto tão relevante e necessário, existe a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), que entre os dias 8 e 14 de maio promove a 4ª Semana Nacional da Educação Financeira (Semana ENEF).

Semana Nacional da Educação Financeira

Clique aqui e participe da Semana Nacional da Educação Financeira da DSOP!

Durante esta semana, diversas ações são realizadas para disseminar a educação financeira e conscientizar o maior número de pessoas, as levando questionar a sua relação com o consumo e melhorar hábitos e comportamentos.

Mesmo com todo este destaque, para muitos, ainda hoje, a educação financeira é um conceito abstrato, difícil de ser incorporado no dia a dia. Mas ela vem sendo cada vez mais requisitada e praticada no Brasil. Para se ter ideia, cerca de 1.500 escolas em todo o País oferecem o tema em sua grade curricular para crianças e jovens, com a metodologia DSOP.

Isso porque é na infância que acontecem os primeiros contatos com o dinheiro – tanto na observação do comportamento dos pais quanto ao administrar pequenas quantias que passam por suas mãos – que se transformam em hábitos e comportamentos levados por toda a vida.

Por isso é importante aprender, o quanto antes, que o dinheiro é um meio para realizar sonhos, e não um fim. Veja, não se trata de uma discussão voltada ao capitalismo, e sim sobre atitudes que levarão as novas gerações a terem consciência e sustentabilidade financeira.

Como poucos adultos tiveram esses ensinamentos na infância, há diversos recursos de educação financeira voltados tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, cuja procura é crescente no Brasil. Nos últimos dois anos, em meio ao agravamento da crise financeira e do desemprego, a participação nos cursos DSOP de educação financeira aumentou em 75% – considerando workshops, cursos presenciais e EaD, entre outros.

Durante a Semana Nacional da Educação Financeira, quem buscar cursos e livros aqui na DSOP terá descontos de até 50%. Viu como oportunidades não faltam para se educar financeiramente e conquistar seus sonhos?

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.