Para falarmos de educação financeira, em primeiro lugar devemos esquecer conceitos complexos, deixar de lado planilhas e cálculos – que por muito tempo acompanharam este tema e outros relacionados, como é o caso de finanças pessoais.

Educação Financeira pessoal

A educação financeira tem uma abordagem comportamental, com o objetivo de mudar a maneira de lidar com o dinheiro para encontrar, por méritos próprios, os caminhos para independência financeira e para a realização de sonhos.

– Mude seu comportamento com relação ao dinheiro! Clique aqui e saiba como!

Ela leva ao consumo consciente e ao ato de poupar com finalidades preestabelecidas. Assim eliminamos a ideia que as pessoas devem adequar os seus sonhos à sua renda, e sim adequar a administração de sua renda para realizar seus sonhos.

Saber qual é o melhor investimento, que proporciona maior rentabilidade com maior segurança é importante, mas antes de se chegar neste ponto é imprescindível poupar e depois investir. É preciso definir quais são os sonhos e desejos individuais e da família e priorizá-los antes de sair gastando.

Quem investe apenas pelo desejo de aplicar tende a acabar usando seus recursos sem critério em determinado momento. Já quem tem um propósito, tem a segurança de que irá realizar seus verdadeiros desejos em um futuro próximo.

Resumidamente, a educação financeira é comportamental, voltada para a forma de utilizar o dinheiro que entra e sai. Planilhas, matemática e ferramentas de cálculos são importantes para administrar o dinheiro, porém não melhoram o comportamento das pessoas.

É necessário focar na mudança de hábitos e costumes sobre o dinheiro, substituindo-os por novas atitudes mais saudáveis e sustentáveis para alcançar a autonomia financeira. Uma administração financeira eficiente é capaz de proporcionar estabilidade nos relacionamentos, melhorar a qualidade de vida e, especialmente, levar a realização de sonhos.

André Santos
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

Formado em Administração com sólida experiência em Instituição Financeira de Alta Renda e de Varejo com ênfase em Investimentos Financeiros, Previdência, Seguros e Capitalização e na Gestão de equipes há mais de 18 anos em diversas regiões do País;
Educador Financeiro e Palestrante DSOP;
Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FGV;
Consultor Financeiro Pessoal e Familiar;
Certificado pela CPA10, CPA20 e CEA (Certificado Especialista ANBIMA) – ANBIMA;
Certificado pela SUSEP - Vida, Previdência e Capitalização;
Certificação em Estratégias e Investimento no Mercado de Renda Fixa e no Tesouro Direto - BM&FBOVESPA.