Enquanto não se cria o hábito, guardar dinheiro parece algo difícil. As tentações são muitas, como sair com os amigos após o trabalho ou comprar um tênis que está na promoção sem antes refletir e calcular as consequências para as finanças.

Guardar dinheiro com educação financeira

Por isso você deve se lembrar sempre de seu objetivo ao guardar dinheiro. Do contrário, se torna presa fácil das armadilhas de consumo. Aqui vão quatro orientações que te ajudarão a se manter firme em seu objetivo:

1. Imagine-se em sua nova vida com o dinheiro já guardado

Ao guardar dinheiro, tenha um objetivo específico. Não adianta apenas guardar sem definir o seu destino. Sempre que pensar em gastar desnecessariamente, você lembrará deste forte motivo para não o fazer. Ao imaginar como será quando conquistar seu sonho, desistirá com facilidade dos gastos supérfluos.

2. Pense antes de comprar

Quando ver aquela oferta irresistível, pare e pense “eu realmente preciso disto?”. Mesmo se a resposta for positiva, aguarde entre três dias e uma semana. Geralmente, após esse período descobre-se que não se tratava de uma necessidade e sim de um desejo que poderia te tirar dos trilhos da conquista de seus verdadeiros sonhos.

3. Consulte as pessoas que partilham de seu objetivo antes de comprar

Sabe aquele mesmo tênis que falamos há pouco? Pergunte para as pessoas que compartilham sonhos com você, seja cônjuge, filhos ou amigos, o que eles acham de sacrificar parte de seu sonho para que você possa comprar o tênis. Como você acredita que será a reação deles?

4. Encontre formas de pagar menos

Planeje-se suas compras com antecedência para pagar à vista e pedir descontos. Na maioria dos preços expostos nas vitrines já estão embutidos os juros que seriam cobrados no caso de a mercadoria ser paga a prazo. Portanto, o desconto é na verdade o preço real da mercadoria e você deve sempre pedi-lo.

Ewerton Teixeira

- Educador Financeiro DSOP
- Coach Esportivo
- Agente de atletas do Corinthians MMA
- Formado em Processos Gerenciais - SENAC
- Extensão em Negócios do Esporte - FIA
- Extensão em Consultoria Empresarial - FIA
- Pós-Graduando em Adm. e Marketing Esportivo - USCS
- Pós-Graduando em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate - USCS
- Formação em Coaching Esportivo - Academia Emocional
- Formação em Coaching Esportivo - Unisport/Zetta Coaching