Você sabia que existem quatro tipos de supermercado? E que comprar as coisas certas no mercado certo pode fazer com que você economize, em média, 30%?

Como economizar no supermercado

Conheça quais são e como comprar bem em cada um deles:

1. Minimercado (ou mercado de bairro)

Ideal para comprar itens da cesta básica de marcas que pratiquem bons preços e garantam a qualidade. Nestes estabelecimentos, os itens de marcas famosas costumam ser mais caros.

2. Mercado premium (ou empório)

Ideal para comprar itens específicos para ocasiões especiais, como happy-hours em casa ou jantares românticos. Os demais itens costumam ser muito mais caros, mesmo que compre participando de clubes de fidelidade.

3. Hipermercado

Ideal para comprar produtos em ofertas do tipo leve 3 pague 2 e também itens próximos à data de validade, se for consumir no prazo. É indicado para compras semanais para famílias de até três pessoas.

Neste caso, vale a pena participar de clubes de fidelidade. Lembre que os produtos de marcas famosas são mais baratos nos hipermercados do que nos minimercados.

4. Atacado

Indicado para famílias com mais de três pessoas fazerem compras mensais. É válido aproveitar os descontos acima de seis ou dez unidades – sempre com a consciência de que os produtos que serão usados, evitando o desperdício. O mercado atacadista é ideal para compras coletivas com vizinhos e familiares e também para festas com mais de 10 convidados.

Além de escolher o supermercado mais adequado para cada tipo de compra, ter planejamento e consciência fará com que você gaste menos, poupe mais e realize seus sonhos. Boas compras!