Falar um segundo idioma, e até um terceiro, tem sido cada vez mais exigido no mundo corporativo. Por outro lado, o dólar alto e o alto custo dos cursos têm inviabilizado as pessoas de aprender um novo idioma.

No século XX, as escolas e os professores eram quem detinham o domínio dos conteúdos. Aprender inglês sem um professor, livros e dicionários era impossível. Não havia internet e as próprias escolas tinham que traduzir os conteúdos. Fora que os cursos de inglês, na época, eram carentes de métodos de ensino e também completamente desmotivantes.

Hoje existem vários meios de se aprender um novo idioma, de forma divertida, motivante e conveniente, além disso gastando pouco. Claro que para obter fluência e certificação ainda são necessários altos investimentos. Mas pelo menos para um nível médio, suficiente para trabalhar, estudar e viajar, é possível agir por conta própria. Veja algumas formas:

* Sites gratuitos e apps: hoje é possível estudar um novo idioma, sem sair de casa e na palma da mão. Cada vez mais surgem serviços em forma de sites e apps para aprender um novo idioma. É recomendável verificar as avaliações antes de utilizar o serviço.

* Tradutor online: dicionário é coisa do passado, hoje existem serviços de tradução instantânea online e em apps. Embora nem todas as traduções sejam perfeitas, ajuda muito a quem está aprendendo um novo idioma.

* Intercâmbio virtual: em algum curso ou evento, ou mesma em sua empresa, é comum conhecer algum nativo que tenha domínio do idioma a ser aprendido. Caso a pessoa aceite, basta ter uma ferramenta de vídeo conferência para ter aulas de conversação grátis.

* Notícias e esportes: o Brasil é assunto internacional em todos os principais portais de notícias do mundo, só acessar qualquer um e procurar notícias do nosso país para aperfeiçoar a leitura e compreensão.

* Filmes e séries: se você é fã, una o útil ao agradável, ainda mais com serviços on demand.

* Jogos: ótima forma de combinar necessidade com diversão, ainda mais se for do gênero RPG. Colegas jogadores falavam o idioma melhor do que eu, que estudava em escola.

* Músicas: chega de letra de música no papel, hoje qualquer letra de música está disponível na internet.

Para ter resultado com essas ferramentas, são necessárias três coisas: plano de estudo, disciplina e principalmente sonhos, que motivam a estudar e economizar dinheiro.