Recentemente, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou aumento na taxa extra da bandeira vermelha na conta de luz. A cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, a cobrança que era de R$ 3,50, passa a ser de R$ 5.

Economizar energia elétrica

Sabemos que a energia elétrica está com um preço bem elevado, portanto mesmo quem já poupava antes precisa agora aprender novas técnicas de economia, para que o resultado apareça na conta.

A energia elétrica é indispensável, mas tem seu preço. E para que ele não pese tanto no bolso, é preciso consumir com consciência. Veja algumas práticas de consumo consciente que podem fazer toda a diferença:

1- Você sabia que o chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% da conta de energia elétrica em uma casa com quatro pessoas? Esse é um dado do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Por isso, evite banhos longos.

2- Usar microondas, forno elétrico e jarras elétricas são facilidades que custam caro. Considere usar mais o fogão a gás, já que o gás de cozinha (GLP) está com o preço mais atraente que a energia elétrica.

3- Manter o ambiente climatizado utilizando o ar condicionado é muito bacana em dias quentes. Porém, é válido manter o aparelho entre 23ºC e 26ºC, já que a escolha de temperaturas mais baixas gera um consumo muito maior de energia elérica.

4- Deixar aparelhos, mesmo desligados, conectados na tomada gera sim o consumo de energia elétrica. Uma solução simples é remover os aparelhos da tomada ou desarmar os disjuntores que energizam estes aparelhos.

Viu como é simples ser um consumidor mais consciente? Não esqueça de acompanhar o progresso da redução de custos em sua conta de energia.

Leandro Rodrigues
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

Síntese de Qualificações
• Habilidades para ministrar aulas de educação financeira em escolas de ensinos básicos e superiores;
• Habilidades para ministrar aulas de educação financeira em empresas e instituições;
• Orientador Financeiro individual, familiar e em grupos;
• Membro da ABEFIN - Associação Brasileira de Educadores Financeiros;
Formação Acadêmica
Graduação em ciências econômicas/UNIP Educador Financeiro /DSOP
Idiomas
Inglês – básico
Espanhol – básico
Experiência Profissional
Diretor executivo na Empresa LR Climasul (desde 2010)
Professor de Ensino Técnico (desde 2012) Cursos Daycomp
Professor de Educação Financeira - Cursos DSOP
Palestrante e orientador financeiro - Escolas e Faculdades QI Palestrante e orientador financeiro