Tenho observado que no universo das finanças, a Metodologia DSOP caminha de mãos dadas com trechos da Bíblia Sagrada, escrituras usadas por muitos como regra de fé e obras na sociedade.

Metodologia DSOP de Educação Financeira

A princípio é necessário entender que o objetivo da Metodologia DSOP é educar financeiramente as pessoas e levá-las a alcançar a sua independência financeira, o que podemos considerar como uma riqueza sustentável.

A riqueza, na economia, são os bens e serviços necessários para satisfazer as pessoas. Na contabilidade, a riqueza pode ser definida como a diferença entre bens e direitos menos as obrigações. Enquanto isto, o apóstolo Paulo diz: “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1 Timóteo 6: 10).

Observe que o texto aponta claramente que o amor ao dinheiro é o começo de todo o mal, não a sua posse propriamente dita (a tradução do trecho usou a palavra amor, mas na língua grega, idioma original do texto, esse termo também diz respeito a ganância, busca desenfreada). Sobre este tema, as Sagradas Letras possuem mais de 2.300 versículos, tornando-se um dos assuntos mais abordados do livro.

Então como devemos usar as riquezas? Percebemos que a humanidade tem colocado suas esperanças no dinheiro e nos bens materiais. Há muito orgulho sobre o que se pode fazer com o poder de compra e barganha.

Tal pensamento ajuda a formar uma sociedade vazia e frustrada, sem perspectivas além dos seus próprios interesses. Também impede a busca por uma organização financeira para servir ao próximo, conquistando as chamadas “riquezas espirituais”, de objetivos claros e satisfação plena.

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas mais vos serão acrescentadas”, transcreve o discípulo Mateus (6:33) as palavras do Mestre Jesus. Por isso é necessário atentar-se quanto ao uso do dinheiro, utilizar da melhor forma possível e explorar o seu verdadeiro potencial.

A Metodologia DSOP ensina, de maneira simples e clara, a realizar sonhos tendo o dinheiro como nosso servo e nunca o contrário. A principal orientação é focar nos sonhos de curto, médio e longo prazo, pois assim as demais etapas da educação financeira tendem a fluir naturalmente pela motivação de conquistar.

“Se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês?” (Lucas 16:11). Neste trecho, Jesus é enfático no seu discurso ressaltando a importância de sermos bons administradores dos nossos recursos.

É preciso buscar o auxílio de Deus em todas as áreas da vida. Ele deve estar no comando. Porém, a entrega do controle em Suas mãos não pode gerar uma fé irracional, usada como desculpa para não tomar decisões quanto a sua vida financeira e continuar na inalterabilidade – vivendo uma vida equilibrada financeiramente ou de dívidas – e nunca com a perspectiva de se tornar um(a) investidor(a).

Portanto, comece a trilhar seu caminho rumo à independência de suas finanças, buscando a sustentabilidade financeira e não a riqueza ou o dinheiro em si. Está em nossas mãos, dia após dia, o poder de tomar decisões sobre como queremos estar futuramente e se alcançaremos nossos sonhos ou continuaremos apenas sonhando.

Este caminho pode ser trilhado pela Metodologia DSOP. Com sua aplicabilidade temos a segurança da concretização dos sonhos e alcance da independência financeira. E então é possível prosperar na gestão financeira, algo que tanto aflige as pessoas.

Sempre lembrando que por meio desta prosperidade podemos ajudar ao próximo, obter melhores condições de moradia, auxiliar familiares e, acima de tudo, despertar o desejo de fazer parte deste sonho que é viver os planos de Deus com paz e tranquilidade financeira.

Euller Chaves
Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba e Pós Graduado em Finanças e Investimentos pela Universidade Federal de Pernambuco. Educador Financeiro DSOP e associado a ABEFIN. Sócio da Adelante Assessoria Empresarial e Contábil. Cumprindo mandato como conselheiro fiscal de instiuições no município de João Pessoa. Atualmente buscando auxiliar pessoas físicas e jurídicas a alcançar os seus sonhos e potencializar seus rendimentos.