Estive refletindo e questionando: qual será o conceito de riqueza para a maior parte da população? O que é ser rico para você?

Ser rico

Será que é ter uma quantia X de dinheiro? Ou poder gastar sem pensar, seja por um mês, por um ano ou por toda a vida? Você já pensou nisso? Quanto seria preciso para você dizer: “eu sou rico”?

Acredito que o conceito de riqueza seja variável para cada pessoa. Há aqueles que ganham um ou dois salários mínimos e se consideram ricos e outros que ganham 10 ou mais e acreditam que não são. Isso porque a sensação de riqueza não está no quanto ganha, e sim no quanto gasta.

Quando as pessoas desejam ganhar na mega-sena ou em qualquer outra premiação apenas para poder gastar é um pouco estranho. Afinal, querer dinheiro para o consumo imediato não gera equilíbrio entre ser, ter e fazer.

Pare e pense também o seguinte. Quando você começou a trabalhar e recebeu seus primeiros salários, com o tempo foi alcançando novos patamares. Em determinado momento, você deve ter refletido: “ah, se eu ganhasse X por mês, eu seria rico! Poderia fazer e ter tudo que quero.”

Então o tempo passa, o salário desejado chega e você, por incrível que pareça, não alcança os tão sonhados objetivos. Parece que quanto mais ganha, mais contas aparecem.

Portanto, minha orientação é que observe a sua relação com o dinheiro do longo da vida e reflita sobre seu conceito de riqueza, o que de fato te faz rico.

Acredite, ter mais dinheiro só servirá se você considerá-lo um meio para realizar seus sonhos. Eles serão os motivadores e incentivadores para que enxergue a riqueza que já existe em sua vida. Assim tudo o que for acrescentado nela será para que possa ampliar seus dons e viver melhor.

Cintia Senna
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Especialista em Educação Financeira, Terapeuta e Educadora Financeira
• Mestranda em Educação Financeira pela Flórida Christian University (FCU) em Orlando/EUA em 2018;
• Pós-graduada pelo Centro Universitário Sul de Minas Unis em Educação e Coaching Financeiro em 2017;
• Formada em Terapia Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2017;
• Cursou módulo Internacional de Gestão de Negócios pela ISCAP em Porto/Portugal em 2015;
• Formada em Educação Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2015;
• Formada em Planejamento Financeiro Pessoal pelo Insper em 2014;
• Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu USJT em 2008;
• Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Educadores Financeiros – Abefin Gestão 2015-2020;
• Realizou Intercâmbio Internacional pela Quest Study em Toronto – Canadá – 2013;
• Autora do Canal de Youtube - Cíntia Senna;
• Com mais de 8 anos de experiência profissional em auditoria de instituições financeiras, participações em projetos de bancos de crédito, fundos de investimento, operadoras de leasing, administradoras de consórcio, fundos de pensão, corretoras, escritório de representação, financeiras e concessionárias de veículos;
• Além de 4 anos de experiência profissional na controladoria de empresa multinacional do setor de logística e gerenciamento de recursos financeiros.
Colabora com diversas mídias (tv, rádio, jornais e revistas impressas e eletrônicas) e desenvolve atividades tais como: Palestras, Cursos / Workshops / Aulas, Terapias Financeiras – Individual ou Casal, Artigos e Vídeos.
Desde 2013 atua na área de Educação Financeira com o objetivo de levar as pessoas à sustentabilidade financeira para realização de sonhos. Tem como missão contribuir com a alfabetização financeira no Brasil e no Mundo.