Acredito que podemos, a qualquer momento, mudar o rumo de nossas vidas e, também, de nossos comportamentos indesejáveis. O dito popular “Pau que nasce torto morre torto” é perverso e nem um pouco verdadeiro! Prova disso é a Metodologia DSOP, que nos propõe uma mudança de modelo mental e de hábitos.

Modelo mental

Mudança para maior conscientização do poder de compra e a inclusão de hábitos saudáveis financeiramente, que incluem: a prevenção para o futuro e uma vida sustentável financeiramente. Mas, o que vem a ser modelo mental?

A literatura nos ensina que modelo mental é o modo como enxergamos o mundo a nossa volta, são as nossas crenças, são pensamentos enraizados, aprendidos por meio da nossa educação familiar e de nossas experiências de vida.

A Metodologia DSOP propõe a mudança de modelo mental e o equilíbrio entre o ser, fazer e ter. Esse equilíbrio só é possível por meio de uma autorreflexão dos nossos modelos mentais.

Pergunte a você mesmo:

• O seu modelo mental acredita que uma pessoa feliz é aquela que tem tudo o que deseja?
• Uma pessoa de sucesso precisa ter um carro luxuoso?
• Uma pessoa feliz precisa mostrar para as pessoas que estão a sua volta que não tem dificuldades, pois se ela tem dificuldades, não é feliz?
• Se a felicidade é um sentimento interno, uma sensação boa…, porque devemos provar para os outros?
• Por que a compra de um objeto me traria esse sentimento feliz?

São perguntas que devemos nos fazer quando estamos buscando o equilíbrio financeiro e a realização de uma vida sustentável. Algumas pessoas precisam mostrar para as outras, e para si mesmas, que são felizes e têm sucesso profissional por meio de um consumo intenso.

Proponho que se faça a seguinte reflexão: se uma pessoa precisa provar qualquer coisa para outra, não seria porque não tem essa certeza para si mesmo? Está comprovado que não precisamos comprar roupas caras para estar na moda e se vestir bem, nem precisamos estudar em colégios caros para conseguir entrar em uma universidade federal ou ter sucesso na vida profissional.

Aliás, o que é ter sucesso para você? O sucesso é a medida do que avançamos em nossas vidas, considerando o ponto de partida e o ponto onde estamos hoje! Mas, como mudar o nosso modelo mental de consumo se a sociedade nos mostra, na televisão, nas revistas ou nas redes sociais, que a felicidade pode comprar tudo?

Podemos começar mudando a nossa forma de ver o mundo, dando maior valor ao ser e não ao ter, tendo plena convicção do que se é uma pessoa honesta, um pai e/ou mãe amorosa, um bom filho/a, um trabalhador capaz, um realizador, um otimista, dentre outros pontos.

Mudar o modelo mental possibilitará potencializar nos nossos esforços e nossa capacidade de conquistar por meio da disciplina, da perseverança, sendo mais otimistas e mentalizando resultados que queremos alcançar.

Devemos pensar no resultado que almejamos, transformando o modelo mental atual para o sucesso. Lembre-se do slogan de Barack Obama: yes, we can! (Sim, nós podemos!). Reforçando que para poder deve-se lembrar do ditado: o sucesso vem antes do trabalho apenas no dicionário!

É verdade! Se quer mudar de vida realmente, deve primeiro mudar a sua mente.