Primeiro vamos entender o significado do Score e para que ele serve. De acordo com o site Serasa Consumidor, Score é uma ferramenta importantíssima que tem como objetivo auxiliar no processo de decisão de concessão de crédito e realização de negócios. Ele calcula o risco que a empresa pode ter ao conceder um serviço de crédito para alguém.

Score

Quando você solicita um crédito, a empresa pesquisará se vale a pena emprestar o crédito para você. Vem aquele atendente simpático e fala: “Senhor (a), seu crédito foi recusado por baixa pontuação”. E você fica sem entender, pois não tem o nome negativado.

A empresa fará uma consulta com seu CPF e nessa consulta aparecerá uma determinada pontuação. Essa pontuação, que vai de 0 a 1000, mostrará se o seu perfil é de bom pagador, ou seja, aquele que paga suas contas em dia, ou mau pagador, aquele que atrasa para pagar seus compromissos e às vezes até passa para inadimplente. Quanto maior sua pontuação, mais chances terá de conseguir um empréstimo.

O Score de crédito serve para que as empresas tenham uma base do seu perfil consumidor, pois antes de conceder um empréstimo ou outro tipo de serviço de crédito, ela precisa ter um dado sobre seu perfil. Você emprestaria dinheiro para uma pessoa que não honra com seus compromissos? Provavelmente não, né? Pois é, as empresas também não.

Empresas em geral utilizam o Serasa Score. Algumas utilizam outros modelos estatísticos para consulta de pontuação.

Aumentar seu score é muito importante, pois as empresas terão uma outra visão em relação ao seu perfil. Para isso é necessário seguir alguns parâmetros: se programar para pagar as contas em dia e limpar o nome é uma excelente opção para aumentar sua pontuação e conseguir um empréstimo.

Para consultar o Score gratuitamente é necessário fazer um cadastro no site Serasa Consumidor. Ele oferece todas as informações necessárias para consulta.

E aí? Que tal começar a consultar seu Score e mudar o seu comportamento? Isso é muito importante e um passo para sair do analfabetismo financeiro.

Priscila Novais
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira

Educadora Financeira e Terapeuta Financeiro DSOP, Membro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Realiza palestras, workshop, curso de educação financeira ( empresas, pessoas físicas, igrejas e associações), terapia financeira familiar, casais e individual, Bacharel em Administração de Empresas, Especialista em finanças das empresas pela Universidade São Caetano do Sul (Uscs), licenciando em Matemática pela Universidade Municipal de Santos (Unimes).