Sabemos que a grande maioria da população brasileira nunca teve contato com a educação financeira e ainda são poucos os que têm conhecimento no assunto. Essa ausência reflete no cenário atual de endividamento e inadimplência, que atinge níveis cada vez mais alarmantes. Apesar disso, vejo que a educação financeira começa a ser falada com mais frequência em diferentes setores da sociedade, o que prova a necessidade dessa abordagem na vida das pessoas.

 

Pensando dar mais visibilidade para o tema e também para auxiliar pessoas que buscam uma vida financeira mais saudável, nesta quinta-feira (19), em Brasília, a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) promove o 1º Encontro Nacional de Educação Financeira. Encontro esse que será aberto ao público, justamente para que as pessoas possam ter mais contato com a educação financeira e aprender mais sobre os temas que serão debatidos.

Para apresentar um novo modo de lidar com as finanças através da mudança de hábitos, e também mostrando toda a abrangência da educação financeira, o encontro abordará três principais frentes:

Abrindo os debates será discutida a obrigatoriedade do ensino da educação financeira nas escolas através da resolução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nele se falaremos da aplicação dessa nova disciplina e os desafios a serem enfrentados para mudar o comportamento das nossas crianças e jovens em relação às finanças.

Já no segundo Painel, uma conversa sobre investimentos e como potencializá-los para a aposentadoria, uma preocupação cada vez mais presente na vida das pessoas, que cada vez mais cedo sentem a necessidade de se programar para o futuro com mais tranquilidade.

Por fim, mas não menos importante, o papel fundamental que a educação financeira exerce dentro do ambiente profissional e como a ausência dela pode prejudicar o desenvolvimento do trabalho e até mesmo a rentabilidade das empresas.

Este é um momento de grande relevância para a educação financeira, com novos caminhos sendo traçados, para que cada vez mais pessoas possam ter uma relação mais saudável com as suas finanças e realizem os seus sonhos com equilíbrio financeiro.

Deixo aqui o link para inscrição gratuita. Não deixe de participar desse encontro que entrará para a história.

O 1º Encontro Nacional de Educação Financeira acontece no Hotel San Marco, em Brasília, a partir das 14h.

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é PhD. em Educação Financeira, escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, da Editora DSOP e da Abefin, publicou o best-seller Terapia Financeira, o recém lançado Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar e os livros Livre-se das Dívidas, Mesada Não É Só Dinheiro, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, Eu mereço ter dinheiro!, Papo Empreendedor, Sabedoria Financeira e a série O Menino do Dinheiro – Sonhos de Família, Vai à Escola, Ação Entre Amigos, Num Mundo Sustentável e Pequeno Cidadão, O Menino e o Dinheiro, O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra. Mais de 4,5 milhões de exemplares de suas obras já foram vendidas.