Atualmente existe um grande problema relacionado ao consumo, e isso está diretamente ligado aos hábitos das pessoas. A mídia tem utilizado todos os meios para que você compre tudo o que é anunciado. A tentativa sempre será te levar a concretizar prazeres imediatos ou com curto prazo de duração, te levando a crer que isso te fará ser uma pessoa mais admirada, mais feliz e que com aquele bem de consumo você se sentirá melhor. Mas como construir o seu poder financeiro?

Para nos aprofundarmos nesse tema, utilizaremos alguns conceitos do livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar” de Daniel Kahneman, um grande psicólogo que venceu o prêmio Nobel de Economia em 2002.

Kahneman diz que existem dois sistemas mentais:

Sistema 1 – Mais primitivo, seguindo as emoções, agindo por impulso e rapidamente;

Sistema 2 – É aquele que nos faz agir pela lógica, com bastante racionalidade.

Para que ocorra uma construção do poder financeiro, precisamos sempre explorar o sistema 2, incluindo perguntas poderosas, que ajudarão a produzir um efeito positivo, até que se torne algo automático.

Tenho certeza de que você já ouviu essas duas perguntas básicas que podem até parecer inúteis:

1 – Eu preciso realmente comprar isso?

2 – Eu quero realmente comprar isso?

Gostaria de contar uma situação vivenciada por mim, que ilustra bem que as razões que motivam as compras nem sempre estão relacionadas com a necessidade de uso do produto. Certo dia, fui com minha esposa fazer compras em um supermercado em nossa cidade; ela vinha de um dia bastante estressante no trabalho. Quando entramos no mercado, a primeira coisa que ela avistou foram algumas louças que despertaram nela o desejo de comprá-las a qualquer custo.

Mas não tínhamos a necessidade de comprar novas louças naquele período e eu percebi que ela as estava comprando para aliviar a tensão de um dia estressante. Nesse momento, eu comecei a exercitar o Sistema 2 dela, fazendo as perguntas básicas:

Amor, precisamos realmente comprar isso?

Você quer realmente comprar isso?

Foi incrível como, em alguns segundos, o lado lógico dela começou a ser ativado e ela percebeu que já tínhamos louças demais e não havia necessidade de comprar outras. Uma pesquisa feita pelo SPC e pela CNDL mostra que 36,6% das pessoas fazem compras como uma maneira de aliviar o estresse, que 47,7% admitem fazer compras apenas para se sentirem bem e que comprar sem planejamento é o lazer preferido de três a cada dez brasileiros. Consegue perceber o quanto somos afetados pelo Sistema 1, e não pelo Sistema 2?

Temos um compromisso, que é ativar a automatização do Sistema 2 no seu padrão mental, substituindo o pensamento comum de que a compra sempre se justifica pela “excelente oportunidade” e não caindo na armadilha do consumo desnecessário apenas para não perder a chance. Precisamos exercitar a construção do nosso poder financeiro, começando a adquirir o hábito de acionar o Sistema 2, ou seja, pensar sobre as nossas decisões. Antes de realizar um consumo por impulso, uma boa dica é iniciar uma contagem até 10. Pode até parecer besteira, mas, com essa técnica, estamos dando tempo para nossa mente processar a ideia.

Esse é um método comprovado. No livro “Psicologia econômica: estudo do comportamento econômico e da tomada de decisões”, a Dra. Vera Rita de Mello Ferreira, que é uma especialista em psicologia econômica, diz que alguns fatores mentais podem ajudar as pessoas a decidirem melhor no dia a dia. Dra. Vera fala que um deles é esse processo de contagem, o nosso impulso por comprar diminui, nosso Sistema 1 é desligado e acionamos o Sistema 2, porque agora a lógica passa a ser o nosso foco. Dra. Vera aborda algo que é fundamental em seu livro “Crença infundada na força de vontade futura”. Para a Dra.Vera, a explicação é que não existe nenhum fundamento para crer que teremos força de vontade para fazer amanhã aquilo que não tivemos força de vontade para fazer hoje. Portanto, o nosso compromisso é: faça hoje e deixe de jogar dinheiro e energia fora; exercite o seu Sistema 2 e construa o seu poder financeiro.

Allan Andrade

- Formado em Engenharia Mecânica pela Estácio de Sá/FIB;
- Possui o Quadro Dicas Financeira pela Rádio Sociedade News Fm 102.1, toda quinta feira;
- Educador Financeiro pela DSOP;
- Autor do livro "Mentalidade Financeira";
- Coaching Financeiro pelo Instituto Coaching Financeiro
- Coaching Executive Business Transformation pelo Instituto Tania Zambon;
- Professional Coaching Pelo Instituto Americas Coaching
- Coaching em Network Marketing pela DNA de marketing.
- Atuou na indústria de vendas diretas, liderando mais de 2.000 pessoas.
- Dedica parte de seu tempo em promover cursos e palestras que transformam vidas compartilhando seu conhecimento no crescimento e desenvolvimento de pessoas nas áreas financeiras.