Aprenda a pechinchar – 6 orientações infalíveis

04/03/2022

Apesar de alguns consumidores terem vergonha de pedir descontos aos vendedores, pechinchar pode ser uma “saída de mestre” para adiantar a conquista dos seus sonhos. Muitos produtos e serviços têm preços fixos, mas a grande maioria tem flexibilidade para negociação. Veja 6 orientações para pechinchar: 1 – Não ligue para o que vão dizer Muitas […]


Apesar de alguns consumidores terem vergonha de pedir descontos aos vendedores, pechinchar pode ser uma “saída de mestre” para adiantar a conquista dos seus sonhos. Muitos produtos e serviços têm preços fixos, mas a grande maioria tem flexibilidade para negociação.

Veja 6 orientações para pechinchar:

1 – Não ligue para o que vão dizer

Muitas pessoas não barganham os produtos que querem para não parecerem chatas, insistentes ou “mãos de vaca”. Em uma situação dessa, esqueça o que os outros vão pensar e lembre dos seus sonhos: com o valor do desconto, você pode adiantar a realização.

2 – Pesquise antes de escolher

Quando surgir a necessidade de comprar um produto, faça uma pesquisa de preço, marcas e qualidade, assim na hora de pechinchar você conhecerá o valor agregado do produto. A pesquisa e a boa escolha fazem com que a negociação não seja demorada e sem fundamento.

3 – Defina um preço justo

Com essas informações, estabeleça o preço adequado a ser pago pelo produto antes de barganhar. Provavelmente o vendedor vai propor valores próximos do custo atual do produto e o seu intuito deve ser negociar até chegar o mais próximo possível do valor que você estipulou.

4 – Fique de olho nas mudanças de coleções

Muitas lojas de varejo trocam seus produtos de acordo com as coleções. Nesta troca, é comum que estejam dispostos a dar bons descontos para se livrarem dos itens mais rápido.

5 – Mostre hesitação

Antes de entrar em uma negociação, demonstre interesse sim no item, mas com jeito de que consegue viver sem ele – mesmo que o produto seja tudo o que queira. Assim terá mais firmeza ao barganhar com o vendedor.

6 – Use o coringa: parceiro/a relutante

Uma possibilidade interessante: quando a oferta estiver perto do valor que você está disposto a pagar, diga ao vendedor que vai ligar para alguém e na frente dele negocie conforme o que o parceiro/a relutante disser na ligação. Fale que está querendo muito comprar o produto, mas que infelizmente só comprará se chegar no valor acordado com o/a parceiro/a.Enfim, demonstrar bons modos quando estiver pedindo descontos com os vendedores é um ponto forte para conseguir atingir o preço que deseja. Aproveite as liquidações de início de ano para comprar itens que deseja e planeje cada compra com muita dedicação – até porque o dinheiro não leva desaforo para a casa e cada centavo economizado é um passo rumo a realização dos seus sonhos.

Você pode ler também