Dia dos Pais: confira 10 orientações para fugir do endividamento

04/03/2022

No domingo (12) se comemora o Dia dos Pais e, para demonstrar o amor, carinho e gratidão, muitas pessoas acabam presenteando a qualquer custo, mesmo sem ter dinheiro, correndo o risco de desequilibrar suas finanças por conta dessa data comemorativa.Segundo o PhD. em Educação Financeira Reinaldo Domingos, é necessário tomar muito cuidado na hora de […]


No domingo (12) se comemora o Dia dos Pais e, para demonstrar o amor, carinho e gratidão, muitas pessoas acabam presenteando a qualquer custo, mesmo sem ter dinheiro, correndo o risco de desequilibrar suas finanças por conta dessa data comemorativa.Segundo o PhD. em Educação Financeira Reinaldo Domingos, é necessário tomar muito cuidado na hora de comprar presentes. “Não estou falando para deixar de presentear, mas que se tenha planejamento nessa hora, é importante entender que não é o valor do presente que será capaz de demonstrar nossa gratidão, amor e carinho. É claro que gostamos de ver o sorriso e a satisfação deles em receber algo que tanto queriam, no entanto, é preciso que se planeje para que isso aconteça da maneira correta e não que seja sinônimo de endividamento“, aponta o especialista.

+ Aproveite a promoção especial de Dia dos Pais da DSOP! São descontos de até 40% em livros! Participe!

Domingos afirma que a Educação Financeira é essencial neste momento, apesar de ser um aprendizado que ainda poucos dominam. “Um exemplo básico de como não somos educados financeiramente é o fato de não nos programarmos, já no início do ano, para todas as datas comemorativas. Elas já são estabelecidas, só precisamos sentar, decidir o que queremos presentear em cada uma dessas ocasiões, fazer as contas, ajustar e começar a poupar”, destaca o educador e terapeuta financeiro. “Dessa maneira, conseguimos comprar à vista e com desconto e ainda evitamos ficar pagando parcelas que se acumulam com outras, formando uma bola de neve, ou mesmo apelar para empréstimos, gastando com juros”.Confira outras orientações para comprar nesse Dia dos Pais sem comprometer o orçamento financeiro mais do que deve:

Você pode ler também