Educação financeira para todos – Instituto Neymar e DSOP promovem empoderamento de famílias carentes

04/03/2022

Uma das missões que norteiam a minha vida é a de disseminar a educação financeira. Já era assim mesmo antes de eu ter a ideia de criar a timescorp Educação Financeira. Essa “vocação” foi crescendo e, hoje, a Metodologia timescorp já está presente em mais de 1500 instituições de ensino em todo o país, por meio do Programa de Educação Financeira nas Escolas.


Uma das missões que norteiam a minha vida é a de disseminar a educação financeira. Já era assim mesmo antes de eu ter a ideia de criar a DSOP Educação Financeira. Essa “vocação” foi crescendo e, hoje, a Metodologia DSOP já está presente em mais de 1500 instituições de ensino em todo o país, por meio do Programa de Educação Financeira nas Escolas.

Mas não há maneira mais eficiente de semear um conhecimento do que por meio de ações sociais, alcançando diversos públicos de uma só vez. Por esse motivo, surgiu um projeto de levar educação financeira a 2.400 famílias da periferia da cidade de Praia Grande, viabilizado pelo Instituto Neymar em parceria com a DSOP.O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas famílias, que encontram grandes dificuldades financeiras, estando boa parte endividada. A mudança na forma com que essas famílias lidam com o dinheiro é essencial, especialmente em tempos de crise, como o que o país está atravessando.A Metodologia DSOP é didática e acessível, tanto para adultos quanto crianças, e será aplicada para que os favorecidos com as diversas ações do Instituto Neymar Jr. possam também conquistar sua autonomia financeira, realizando cada vez mais sonhos.A DSOP será responsável pela formação de professores, doação de todos os livros didáticos e para a biblioteca, além de ministração de palestras para pais e/ou responsáveis, e Curso DSOP de Educação Financeira para os próprios colaboradores do Instituto.O Programa tem por objetivo tornar os alunos capazes de relacionar a educação financeira com outras áreas do conhecimento, abrangendo os cinco temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual – seguindo os princípios estabelecidos pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Também dialoga com as linhas orientadoras da educação mundial no século XXI, que são Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Aprender.Colaborar com o desenvolvimento socioeducativo de famílias da comunidade de Praia Grande é uma das formas de o Instituto Neymar Jr. e a DSOP Educação Financeira exercerem, em parceria, sua responsabilidade social. Sinto-me cada dia mais realizado por poder desenvolver trabalhos como esse, ficando mais próximo do meu maior sonho: disseminar a educação financeira no Brasil e no mundo.

Você pode ler também