Empréstimo consignado: reflita antes de contratar

04/03/2022

Aumentou para 9 o número máximo de contratos ativos de empréstimo consignado que os aposentados e pensionistas do INSS podem ter. Contudo, não foi alterado o percentual de comprometimento da renda, que continuem até 35% do ganho mensal – que, no meu ponto de vista, já é alto.Assim sendo, para quem já tem 6 contratos […]


Aumentou para 9 o número máximo de contratos ativos de empréstimo consignado que os aposentados e pensionistas do INSS podem ter. Contudo, não foi alterado o percentual de comprometimento da renda, que continuem até 35% do ganho mensal – que, no meu ponto de vista, já é alto.Assim sendo, para quem já tem 6 contratos e se vê na necessidade de obter novos empréstimos, criou-se uma oportunidade. Oportunidade essa que precisa ser analisada com cautela e atenção.Esse tipo de empréstimo, por ter total garantia de pagamento para a instituição financeira, tem a menor taxa de juros do mercado. Porém, renegociar e saldar o débito acaba sendo mais burocrático do que em outras modalidades. Além disso, o beneficiário do empréstimo vê seu ganho mensal diminuído pelo número de parcelas contratadas.Veja algumas orientações para refletir antes de tomar um empréstimo consignado:

A falta de objetivos de vida e conhecimento dos gastos que cada um de nós tem faz com que muitos optem pelos empréstimos pessoais de forma automática, pensando apenas na facilidade de contratação e na taxa reduzida.Lembre-se: o crédito consignado é uma alternativa boa se quem for usar souber exatamente a finalidade, o comprometimento mensal e o tempo que isso demandará, bem como o que será feito antes, durante e depois da contratação para não mais depender de empréstimos.Respire, pare e pense, nunca decida no calor das emoções, sempre há soluções. Com paciência e cautela, conheça a sua situação financeira, defina seus sonhos, mude seus hábitos de consumo e aprenda a lidar melhor com o seu dinheiro.

Você pode ler também