Piores erros ao comprar passagens aéreas – Parte I

04/03/2022

Viajar é motivo de alegria. Para que a viagem se concretize de maneira tranquila e, claro, sem sustos para o bolso depois do período de descanso e diversão, é importante se atentar a alguns pontos ao comprar passagens aéreas.Para ser mais exato, são 5 os erros que costumam passar desapercebidos na hora de planejar e […]


Viajar é motivo de alegria. Para que a viagem se concretize de maneira tranquila e, claro, sem sustos para o bolso depois do período de descanso e diversão, é importante se atentar a alguns pontos ao comprar passagens aéreas.Para ser mais exato, são 5 os erros que costumam passar desapercebidos na hora de planejar e cravar a ida ao local tão desejado. E, se bem observados, tornarão a viagem ainda mais vantajosa e inesquecível.

– Não acumular milhas aéreas

Viajar com milhas aéreas é, sem dúvida, o melhor jeito de economizar em passagens aéreas. Os especialistas em programas de milhas sempre viajam pagando menos que os usuários comuns. Isso porque é possível trocar milhas e conseguir passagens aéreas totalmente de graça ou com descontos em torno de 90%.Fidelidade é a palavra-chave. As empresas premiam os usuários que compram fielmente nas lojas parceiras. Por exemplo, há um posto de gasolina que possui um programa de fidelidade chamado KM de Vantagens. Todas as pessoas que abastecem seus carros nesses postos acumulam pontos nesse programa. Essa é uma ótima oportunidade para viajar praticamente de graça, adquirindo o hábito de abastecer nesse posto.O KM de Vantagem é parceiro do programa de milhas aéreas da Latam, o Multiplus. Sendo assim, quem é assíduo usuário do programa KM de Vantagens consegue muitos pontos no Multiplus, pagando uma pequena taxa de transferência. Usando uma boa estratégia, certamente será mais barato viajar com esse pontos do que gastando em dinheiro diretamente na companhia aérea.Mas esse é só um exemplo, existem diversas possibilidades para conquistar esses pontos, optando por comprar produtos e serviços em empresas que oferecem o benefício. Outra forma muito usual e eficiente é adquirir pontos através dos cartões de créditos: todo pagamento de faturas mensais gera, automaticamente, pontos nos programas de fidelidade de parceiros ou diretamente nas companhias aéreas.As pessoas que utilizam cartão de crédito podem conseguir muitos benefícios se aprenderem a usar bem o sistema. A principal orientação é concentrar todos os gastos da família em um só cartão, mas com atenção para nunca deixar de pagar a fatura no dia certo, pois ficar em dívida com o cartão de crédito é praticamente um suicídio financeiro.Por fim, há mais uma maneira muito inteligente de conseguir grandes descontos ao comprar passagens aéreas: através dos Clubes de Milhas. As companhias aéreas comercializam suas milhas para os clientes que aderem seus Clubes, em troca de uma mensalidade. Para as pessoas que viajam constantemente, é uma boa oportunidade, pois esses pontos adquiridos permitem fazer viagens com altos descontos, quando se compara com o valor do mesmo voo pago em dinheiro.

– Desperdiçar promoções

Os preços de passagens aéreas são muito voláteis. Às vezes em um mesmo voo existem pessoas que pagaram R$ 1.000 e outras que pagaram R$ 100. O principal motivo são as promoções. Então fique atento aos sites e às redes sociais dessas companhias, já que as promoções são muito recorrentes.Para as pessoas que acumulam milhas para viajar, as promoções são maiores ainda! A Black Friday é uma oportunidade ótima de conseguir promoções fantásticas para viajar logo no fim do ano. Fique atento!

Você pode ler também