Final do ano, férias e festas…calcule seu décimo terceiro e organize-se!

04/03/2022

Com a proximidade do final do ano, das férias e das festas de Natal e Ano Novo, geralmente, as pessoas acabam gastando mais do que recebem, contando o décimo terceiro salário. Mas você sabe quanto vai receber?Como calcularNovembro é o mês da primeira parcela do décimo terceiro salário dos trabalhadores formais do Brasil.Aprenda a calcular […]


Com a proximidade do final do ano, das férias e das festas de Natal e Ano Novo, geralmente, as pessoas acabam gastando mais do que recebem, contando o décimo terceiro salário. Mas você sabe quanto vai receber?Como calcularNovembro é o mês da primeira parcela do décimo terceiro salário dos trabalhadores formais do Brasil.Aprenda a calcular quanto você deve receber a partir da seguinte fórmula: valor do salário bruto/12 x número de meses trabalhados.Veja um exemplo: quem trabalhou 6 meses durante o ano e tem um salário de R$ 2 mil, deve dividir esse valor por 12 e multiplicar o resultado por 6, ou seja, o funcionário em questão tem direito a receber R$ 1 mil de gratificação.O pagamento deve ser feito em duas vezes:- 1ª parcela (até 30 de novembro): equivalente à metade do valor a que o trabalhador tem direito;- 2ª parcela (até 20 de dezembro): saldo da remuneração de dezembro, menos a parcela adiantada e menos os encargos incidentes sobre o valor total da gratificação.Organize seu orçamentoUm dinheiro extra é sempre bem vindo, principalmente nesta época do ano, quando os gastos aumentam. No entanto, para que o dinheiro a mais não se torne uma dor de cabeça no seu orçamento, veja algumas dicas:– Pague primeiro as dívidas: antes de sair gastando tudo o que recebeu em viagens e presentes, em primeiro lugar, quite suas dívidas! Assim, poderá fugir dos altos juros cobrados atualmente em certas modalidades de crédito. Priorize as dívidas mais caras e aquelas que podem causar a perda do bem ou o corte de serviço;strong>- é importante reservar parte do décimo terceiro para as despesas de início de ano, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar…

– Pense longe: se possível, aproveite para guardar parte do dinheiro para uma “reserva de emergência”;

– Não deixe os presentes de lado: Pense em você e se dê o direito de se presentear e de presentear pessoas importantes, afinal, você trabalhou o ano todo. No entanto, planeje, pesquise, organize a lista de presentes e veja quanto poderá gastar com cada um deles.Achou difícil?

Você deve estar pensando que não é possível seguir todas as dicas e ainda ter dinheiro sobrando, certo? Na teoria, com certeza, é muito mais fácil do que na prática. Por isso, use o bom senso e dê prioridade ao que é mais importante e poderá atrapalhar seu orçamento no próximo ano. Divida o valor do décimo terceiro e destine cada parte para um fim.

Tenho direito ao décimo terceiro?Pela legislação, todo funcionário com carteira assinada, aposentados, pensionistas e trabalhadores avulsos têm direito a receber a gratificação. Ainda segundo a lei, a partir de 15 dias de serviço, o trabalhador já está qualificado a receber o décimo terceiro, proporcional ao tempo trabalhado durante o ano.

Faça um planejamento e evite começar o ano endividado!

Fonte:http://www.blogdasaude.com.br/saude-financeira/2010/11/03/final-do-ano-ferias-e-festas-calcule-seu-decimo-terceiro-e-organize-se/

Você pode ler também