Como a Selic impacta o seu negócio?

04/03/2022

Você sabe como a Selic impacta o seu negócio? Hoje a inflação está abaixo da meta, acumulada em 2,8% ao ano (segundo o Banco Central). Neste cenário, o governo precisa de mecanismos que acelerem a economia, e uma destas ferramentas é diminuição da Selic, taxa básica de juros do país. ➡ Baixe gratuitamente o eBook: Técnicas para […]


Você sabe como a Selic impacta o seu negócio? Hoje a inflação está abaixo da meta, acumulada em 2,8% ao ano (segundo o Banco Central). Neste cenário, o governo precisa de mecanismos que acelerem a economia, e uma destas ferramentas é diminuição da Selic, taxa básica de juros do país.

➡ Baixe gratuitamente o eBook: Técnicas para sua empresa crescer financeiramente

Quando a está Selic alta, os juros de crédito também ficam altos e as empresas ficam receosas em investir com capital de terceiros em seus empreendimentos. Mais ainda em investir com seu próprio capital, do fluxo de caixa, seu recurso mais caro. Com isso, muitos engavetam seus projetos de inovação e investimentos em expansão.O Copom (Comitê de Política Monetária), órgão que regula a Selic, entende que a conjuntura econômica prescreve política monetária estimulativa, ou seja, taxas de juros abaixo da taxa estrutural.Com essa injeção de política monetária estimulativa, somada a diversos cortes e diminuição da Selic para 7% ao ano – a menor marca da história – este se faz o momento de retomar os projetos engavetados e “pegar a crista da onda”, surfar nesta retomada econômica para levar sua empresa ao crescimento.Fator que se destaca neste cenário é que nos últimos meses já foi possível observar a retomada industrial. Recente pesquisa da CNI (Confederação Nacional das Industrias) indicou que após a reforma trabalhista, a indústria espera aumentar o emprego, já que 73% das empresas brasileiras acreditam que a nova legislação contribuirá para a segurança jurídica nas relações do trabalho.Viu só como a variação da Selic pode influenciar diretamente o seu negócio?

Você pode ler também