Será que o consórcio é um bom negócio?

04/03/2022

Quem não tem um grande sonho que deseja realizar? Poder oferecer um futuro melhor para a família,  ser bem-sucedido e proporcionar mais conforto a quem amamos sem dúvida é o que todos nós buscamos. Mas, será que o consórcio é um bom negócio para realizar nossos sonhos? Por| Andréia Lima  É em busca de realizar […]


Quem não tem um grande sonho que deseja realizar? Poder oferecer um futuro melhor para a família,  ser bem-sucedido e proporcionar mais conforto a quem amamos sem dúvida é o que todos nós buscamos. Mas, será que o consórcio é um bom negócio para realizar nossos sonhos?

Por| Andréia Lima 

É em busca de realizar nossos sonhos que corremos atrás de oportunidades, não é mesmo? Por isso, cada vez mais brasileiros têm se preparado e buscado por educação financeira para assim, conseguir gerir melhor seu patrimônio, e conquistar seus sonhos. 

Seja na hora de investir em uma casa, comprar um carro ou adquirir serviços, sempre queremos fazer um bom negócio. 

O consórcio é um sistema que leva tudo isso em consideração, como o seu rendimento mensal, a flexibilidade, o planejamento e a sua qualidade de vida.

O setor de consórcios bateu recordes em janeiro deste ano, mostrando ser um dos principais aliados em momentos de inflação e juros em alta. 

Entre os últimos dez anos, o mês bateu recorde de maior venda de cotas comercializadas, totalizando 305,39 mil adesões. 

Os créditos concedidos atingiram o patamar de R$6,05 bilhões injetados na economia brasileira para compra de bens e aquisição de serviços, segundo dados da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

Agora, vamos explicar melhor porque o consórcio é um bom negócio e pode te ajudar a realizar o seus sonhos. Confira. 

Mas afinal, o que é e como funciona o consórcio?

Como mencionamos acima, o Consórcio é um meio onde pessoas físicas ou jurídicas se reúnem para formar uma poupança conjunta e viabilizar a aquisição de bens, imóveis ou serviços para cada uma delas.

A gestão destes grupos é feita por administradoras de consórcios, instituições que precisam de autorização do Banco Central para funcionar e são fiscalizadas pela autoridade monetária.

 A essência do consórcio sempre se manteve a mesma. Essa forma de juntar pessoas com objetivos semelhantes nada mais é do que o autofinanciamento.

Ou seja, isso significa que, dentro desse grupo de pessoas, todos devem contribuir mensalmente, para que todos tenham a garantia de que terão acesso ao bem selecionado.

O Consórcio é confiável?

Sabemos que muitas pessoas fazem essa pergunta quando consideram adquirir um bem de valor alto. Afinal, são muitos meses ou até mesmo anos, pagando por um bem pelo qual você não desfrutará no momento em que fechar o contrato.

A verdade é que as administradoras de consórcio são as responsáveis por todo o processo de fechar o contrato, organizar os grupos de consórcio, realizar os sorteios e fazer a entrega da carta de crédito.

Por isso, antes de colocar um sonho nas mãos de uma empresa, o recomendado é conhecê-la melhor, assim como a carta de crédito desejada.

Por conta de toda essa complexidade, o Banco Central do Brasil (Bacen) regula a atividade das administradoras. Antes de fechar com uma empresa de consórcio, consulte se a administradora é autorizada pelo Bacen – assim como a Embracon.

Se a administradora tiver autorização do Bacen, então pode confiar: ela ficará responsável por todas as etapas essenciais, do contrato à contemplação, para garantir que você possa investir no seu bem com toda segurança. 

Consórcio é um bom investimento?

Muitas pessoas podem ter dificuldade para guardar uma quantia em dinheiro todos os meses, seja para adquirir um bem ou para ter uma reserva. 

Desta forma, o consórcio é um bom negócio, pois ele garante o comprometimento com o objetivo, já que não é possível ter acesso ao dinheiro a qualquer hora.

Além de aderir a um plano ao investir em um consórcio para realizar um sonho, você também trabalha a sua educação financeira.

Além disso, o consórcio é um ótimo investimento em longo prazo, pois não tem os juros que o financiamento cobra.

É preciso ressaltar que o consórcio não é um investimento para aqueles que desejam ter um retorno rápido. Ainda assim, é possível acelerar a contemplação de outras formas, como por meio dos lances.

Nesses casos, você pode adquirir o bem mais depressa. Também pode aumentar o patrimônio ou obter lucratividade e renda a partir dele.

Enfim, pode-se perceber, depois de tantas vantagens, que o consórcio é um bom negócio e uma boa alternativa de investimento para quem deseja ter segurança e acessibilidade na hora de aplicar o seu dinheiro.

Assim, o consórcio acaba sendo o investimento ideal para quem não tem disciplina na hora de economizar. E, também, para quem tem um bom capital em mãos e busca aumentar seu patrimônio a custos baixos.

E aí, gostou do artigo de hoje? Quer saber mais sobre o consórcio? Então assista ao vídeo e descubra ainda mais vantagens.Agora, deixe seu like, comente e compartilhe.

Você pode ler também