trabalhador-educado-financeiramente_valoriza-tempo

Cada vez mais o tempo vale dinheiro e as pessoas precisam otimizar sua relação com este para terem maior qualidade de vida, podendo assim se relacionar adequadamente dentro dos horários de lazer, trabalho e descanso. Isto também é educação financeira.

O ritmo alucinante com que ocorrem as mudanças, a avalanche de dados e informações, a pressão do mercado para se produzir mais, com menor custo e tempo possíveis,  reforçam que as pessoas devam se preocupar mais em se organizar, obtendo melhores resultados em um tempo menor, sobrando tempo assim para administrar a vida pessoal e aproveitar os ‘frutos do trabalho’.

Porém, as dificuldades para se adequar a esta realidade são muito grandes. Por isso é preciso limites e ter em mente que todos têm direito ao descanso fundamental para uma vida produtiva. É preciso ter em mente a necessidade de balancear o tempo para a vida pessoal e a profissional, além disto, temos que cada vez mais exercer o famoso ‘ócio criativo’. Assim, é necessário relações balanceadas.

O trabalhador estabelecendo um boa relação relação com o tempo no trabalho terá muito mais momentos para sua vida pessoal, caindo com o mito de que um profissional dedicado é o que só pensa no trabalho. Só pensar no trabalho não é bom, pois afeta diretamente a nossa saúde, família e qualidade de vida. É fundamental ter em mente que quando se planeja adequadamente as atividades, se consegue ser mais produtivo e ter tempo para outras necessidade.

Veja as principais dicas para que uma pessoa otimize seu tempo, ganhe mais dinheiro e realize sonhos:

  1. Estabeleça prioridades
  2. Discipline reuniões;
  3. Planeje os momentos de folga;
  4. Tenha um tempo só para você;
  5. Estabeleça código de conduta para televisão e ferramentas tecnológicas;
  6. Reserve tempo para almoços, jantares e reuniões com a família durante a semana;
  7. Não deixe de praticar atividades físicas com frequência;
  8. Evite realizar as tarefas na correria, o retrabalho pode demandar muito mais tempo;
  9. Classifique atividades que são importantes e urgentes;
  10. Evite acumular funções que não sejam suas.

 

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e Editora DSOP, autor dos livros Terapia Financeira, Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, das coleções infantis O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro, além da coleção didática de educação financeira para o Ensino Básico, adotada em diversas escolas do país.